quinta-feira, 2 de julho de 2009

Os 220 Anos da Revolução Francesa

No dia 14 DE JULHO DE 1789, portanto a exatamente 220 anos, tivemos a Queda da Bastilha.O símbolo do Absolutismo esta derrubado.
Era a Revolução burguesa em curso, cumprindo a racionalidade, as teorias iluministas e estabelecendo no mundo uma ordem. Era o momento de não mais permitir os privilégios sociais juridicamente justificados em que clero e nobreza estavam isentos de impostos, e o rei Luis XVI, necessitando por em ordem as finanças da França.
E assim somente o 3o. estamento intitulado representantes da burguesia era quem custeava o Estado, que em troca oferecia, o exercito e a burocracia pra que essa burguesia pudesse ampliar os seus negócios.
Vale informar que a crise financeira era quase que insuportavel, a crise financeira era determinada por um deficit público crônico, devido a participação da França na guerra de independência dos Estados Unidos, que aliou-se a crise econômica agravada por probles climáticos e que geraram altas de preços, e deixaram os trabalhadores urbanos numa pauperização, assim como o campones, ameaçando a prosperidade burguesa.
O Ministro Turgot, assim como o Ministro Jacques Necker, defenderam o fim dos privilégios do clero e da nobreza o que acabou provocando a tal Revolta Nobilática contra o Estado Absolutista(1787 a 1789). Uma revolta de carater reacionária e conservadora, e sem desejar abrir mão de seus direitos o rei foi forçado a convocar "Os Estados Gerais" ou seja uma Assembleia que reunia os representantes do tres Estados, na qual cada um aprticiparia com 1/3 do parlamento.
Houve a recusa do Terceiro Estado, que solicitou 50% do Parlamento e que o rei acabou concedendo pois era, o estamento neste momento que estava a favor do rei. Com a metade do Parlamento foi só fazer cooptações nos outros estamentos e ter maioria. E assim em 17 de junho de 1789, o Terceiro Estado acompanhando de deputados do 1 e 2 Estado retirar-se dos Estados Gerais e declara-se em Assembléia Nacional e quase que em seguida em Assembleia Nacional Constituinte. E assim iniciava a tomada do poder pela burguesia.
E assim em 14 de julho de 1789 as 17 horas, a prisão que simbolizava a monarquia em Paris foi tomada pelo povo e estava no ápice do processo revolucionario, o diretor foi rendido a ponte elevadiça foi baixada e 800 manifestantes invadiram o castelo, pegaram munições e libertaram os prisioneiros Launay foi decapitado e sua cabeça desfilou pelas ruas. Foram 100 mortos populares e um guarda nesta manifestação. DEpois deste incidente a construção foi demolida.
O povo gritaram "igualdade, liberdade e fraternidade", e essa data hoje é um feeriado nacional desde 1880.
A revolução obviamente teve o seu curso normal, pois de 1789 a 17891 tivemos a Assembleia Nacional Constituinte, depois de 1791 a 92 a Assembleia Legislativa e o Estado Constituciional, quando houve a ameaça externa e surgiu a Comuna Revolucionária, de 1792a 95 tivemos a Conveção Nacional e de 1795 a 1799 a fase do Diretório. Que teve fim com o golpe de Napoleão, chamado 18 Brumario.
Ter a semente desta conquista como um anseio de liberdade é ótimo, porem não devemos deixar-nos enganar. Pois o proprio Voltaire, dizia igualdade , liberdade e fraternidade, mentiremos sempre não temporariamente. Ou seja consolida o sistema capitalista, que é sistema da crise da desigualdade, da tal oportunidade e desamparo social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog