sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Singelos Sonhos


Numa canção de ninar, a criança adormece e talvez sonhe com a poesia.
A poesia no sonho da criança, vem com uma bola colorida, que ao ser jogada contra a parede, pula, pula e rola pra casa vizinha. De lá outra criança chuta a bola de volta.
A poesia está na ternura do sonho que aparenta confuso, mas o vovô Sigmund Freud reconhece que os sonhos são produzidos por substituição de desejos alojados e interpretar implica em atribuir a ele um sentido, pois o sonho pode ser inserido na cadeia psíquica e ser retrospectivamente rasteada na memória a partir de uma idéia patológica.
Sempre imaginei que Jesus Cristo na sua infancia sonhava com a estorinha do "Lobo Mau e os tres porquinhos", pois os três animaizinhos gorduchos, caminhavam pela floresta, sempre cantando "quem tem medo do lobo mau, lobo mau,...E assim um dia resolveram fazer sua casinha fragil usando apenas palhas.A noite apareceu o Lobo e num sopro mandou a palhoça dos gorduchinhos pelos ares,
Desta forma resolveram fazer uma nova moradia agora usando madeiras, e sairam felizes acreditando estarem seguros, quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, quem tem medo do Lobo mau, Lobo Mau...Ah e a noite o Lobão apareceu, soprou uma vez, soprou duas vezes, encheu bem o peito de ar e Fuaaaaaaaaaaa, a casinha dos tres vôoooo pelo céu.
Quase desanimados os tres resolveral elaborar uma casa resistente e fizeram em pedras com tijolos, e desta vez o Lobo apareceu soprou, sprou, soprou e nada, ficou triste desapontado e fugiu para a floresta, escondeu-se.E os tres porquinhos puderam sair cantando cantando pela floresta.
Para que pensar que Jesus gostava desta história? Pois bem basta observar que no Novo Testamento em Lucas 6:47,48,49, encontramos "Qualquer que venha a mim e ouve minhas palavras, e as observa eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que edificou a casa e pos alicerce sobre rocha, e vido a enchente, bateu com ímpedo a corrente naquela casa, e não pode abalar, porque estava alicerçada na rocha. Mas quem ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, e com a força da correnteza, logo a casa foi para o chão.
Jesu s foi criança, aprendeu a trabalhar de carpinteiro, gostou do conto infantil, e eu tenho certeza disto, pois em Matheus ele diz "deixa vir a mim as criancinhas, pois são dela o Reino do Céu.
Mas para mim este céu é um espaço do Planeta em que sonhamos, com o respeito um para com o outro, e tendo assim a possibilidade de criar um mundo de Paz. A paz com certeza virá como numa canção de ninar, o vovo Freud com seu jeito de psicanalista, ensinou-nos, que alinhando o sono aos sintomas, estabelecendo a possibilidade de constituir um aparelho psíquico que funciona com as mesmas características de sono ou de vírgilia, Deus queira, que alguns governantes idiotas possam adormecer para sempre.Bom sono

Um comentário:

  1. Desculpe-me mas tive um erro de digitação, quando escrevi "...são delas o Reino do Céu", pois ao digitar não saiu o "s" ou melhor erradamente "...são dela"

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog