sábado, 26 de setembro de 2009

Cosme e Damião

No dia 27 de setembro, comemora-se no Brasil, o dia de Cosme e Damião, os santos católicos, descendentes de nobres famílias árabes, cuja a história informa que durante o poderio do governador Lísia, pereceram, pois o governo mandou decapitá-los.
Segundo consta eram filhos de Teodata, e recebeu por parte da mãe uma educação e instrução aprimorada sob a orientação de grandes sábios e mestres. Tendo completados os seus estudos na Síria e especializados em medicina.
Tendo como médico conquistado admiração, simpatia uma vez que trabalhavam com cirurgia plastica. Ao mesmo tempo entre os povos pagãos foram difundidos a crença no cristianismo, para qual muitos se converteram.

Nos cultos esotéricos, O dia de Cosme e Damião também é visto como o dia dos gemeos Castor e Polux, do signo dos gemeos da Astrologia, conforme ilustração acima.

Nas Igrejas o dia 27 de setembro procuram separar doces pras crianças, nos terreiros há um rito consagrados aos meudos, aos pequenos, e todo o culto são presididos pelos Ibejes, ou Beijadas, ou Nabejadas, conforme vemos na Umbanda.
Os Ibejes nascem de uma lenda dos nascimentos de gemeos como símbolo da fertilidade em alguns pontos daÁfrica, e outros momentos de dor e aprensão. Os Ibeijes presidem os atos intelectuais, a ciência e as artes.
Nas oferendas a estes santos, constam flores, pombos vivos brancos, voando, enfeites com fitas. As contas dos Ibejes são cor de pinhão, marrom escuro.


A fama dos médicos Cosme e Damião, chegaram até aos ouvidos do imperador Diocleciano, que ainda perseguiam os cristãos. e segundo os apontamentos religiosos, na povoação de Agra, na Cilícia, por ordem do governo imperial foram citados perante o Tribunal de Lísia, condenados por pratica de curanderismo e feitiçaria foram decapitados.



Na cultura afro, os Ibejes, são orixás ligados a maternidade e acompanham as Oxuns e Yemanjá, astrologicamente correspondem aos gemeos, sob o governo de Mercurio. Não se manifestam em mediuns, o mesmo ocorre com Ifá, Orugam, Dadá.Nos terreiros a cultos aos espiritos ou ancestrais das crianças. Aleém do mais também acompanha Inhaçã e todo a linha das almas.
Aos mestres da Medicina, os Terreiros prestam essas homenagem, é sempre preciso lembrar da criança que no futuro será a esperança. E a saudação é Erêeeeee.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog