domingo, 27 de setembro de 2009

Cultura Judaica

Quando penso no povo judeu, lembro da grande lider revolucionária Olga Benário, primeira esposa de Luis Carlos Prestes, que gravida de sete meses, foi entregue aos nazistas, por getúlio Vargas, contrariando as leis, e estabelecendo um ponto negativo, no seu passado, na sua história. Olga era uma mulher extraordinária, que morreu na câmara de gaz. Uma mãe que não pode ter nos braços, e acompanhando o desenvolvimento de Anita Leocárdia Prestes. Ambas foram vítimas da estupidez humana de vários ângulos, do governo brasileiro e do governo alemão.
Acima uma peça de roupa, da cultura judaica. Tudo isto por que hoje dia 27 de setembro de 2009, comemora-se o Dia Rosh Hashaná, nome do ano novo judaico,e ocorre no 1o. dia do mês de Tishrei. A Tora refere-se este dia como da Aclamação (Yom Teruá Levítico 23:24), sendo que os judeus caraitas seguem essa data mas não consideram como princípio do ano.


Na literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram no erro ao tomar da árvore da ciência, do bem e do mal. E teria também neste dia que Caim matou Abel. E por isto dentro da cultura é tido como o Dia do julgamento (Yom há Din) e o Dia da Lembrança (Yom ha Zikkaraon) inicío de um período de introspecção e mediação de dez dias (yamin Noraim) que culminará no Yom Kipur, periodo em que o Criador julga os homens.


A Tradição e Costumes
A comemoração é efetuada durante os dois primeiros dias de Tishrei conforme o costume pós-exílico, para garantir a comemoração no dia correto na comunidade Diaspora.
A celebração começa ao anoitecer na véspera com o toque de shafar. É costume comer certos alimentos como maçã com mel e açucar e costuma-se recitar preces e jogar pedra ou pedaço de pão na agua como um símbolo de eliminação do pecado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog