sábado, 10 de outubro de 2009

Conferência Internacional sobre o Direito à Verdade

Nos dia s 19 a 20 de outubro de 2009, no auditório Professor Francisco Romeu Landi (Poli- USP), acontecerá, a Conferência nternacional Sobre a Verdade.
È que há 20 anos o Núcleo de Estudos da Violencia foi criado na Universidade de São Paulo para acompanhar as mudanças das instituições brasileiras no contexto da transição democrática. Esta data e os 30 anos da Lei de Anistia, um dos marcos dessa mesma transição, levam-nos a refletir sobre a incompletude desse processo, uma vez que parentes de mortos e desaparecidos políticos continuam a se indagar sobre o paradeiro de seus familiares e vítimas de crimes cometidos pelos agentes estatais, prisões ilegais, sequestros e torturas, ainda esperam por justiça.
Essa Conferência pretende discutir a possibilidade da criação de uma comissão de verdade no Brasil, medianteo intercâmbio de idéias com especialistas de outros países onde foraam desenvolvidas as experiências desta natureza. O objetivo é formentar o debate acerca de todas as formas de viabilizar e efetivar o direito a verdade.
Afinal, é responsabilidade do Estado revelar a verdade aos cidadãos, buscando a não repetição das violações em massa de direitos humanos, institucionalizadas durante o governo autoritário (1964-1985). E a partir desta revelação que poderemos avançar no processo iniciado na década de 70, de estasbelecer, profundamente no Brasil, o Estado Democrático de Direito.
Local e horário Dia 19 de outubro, das 09H30 às 18:00
Dia 20 de outubro, das 10h30 às 17h30
Local - Auditório Prof. Francisco Roimeu Landi (Poli-USP)
maiores informações; www.nevusp.org/direitoaverdade
assessoria de imprensa: Roberta Astolfi em 11 3091-4965 ou roberta.astolfi@nevusp.org

Manoel Messias Pereira
Professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog