domingo, 25 de outubro de 2009

A formação do PCB

A vitória da Revolução Russa em 1917, possibilitou surgir em Moscou em 1919, a III Internacional, também chamada de Internacional Comunista. E sua criação teve a persepectiva de pensar o mundo pela revolução e não pela reforma ou pelo voto.
O socialismo é entendido como o rompimento do sistema capitalismo, numa ruptura brusca da ordem econômica, social e política.
O Partido Comunista Brasileiro, foi fundado num Congresso realizado no Rio de Janeiro nos dias 25, 26 e 27 de março de 1922. E deste evento participaram 9(nove) delegados, representando os agrupamentos comunistas existentes no Distrito Federal, Niteroi, São Paulo, Recife, Cruzeiro e Porto Alegre. Os inscritos nos diversos grupos representados no Congresso somavam um total de 73 militantes. Oito eram pessoas vindas do movimento anarco-sindicalismo e Hum do movimento socialista.
Registrado no Cartório o PCB, teve a sua primeira sede na Rua da República, centro do Rio de Janeiro. Com quatro meses de existencia a sede foi fechada pela polícia e o partido já foi para a ilegalidade.
A vida de um militane comunista no Brasil era de extrema dificuldade, somada a perseguições policiais e discriminações a todas as sortes.
No momento da fundação, o Partido Comunista, havia adotado as condições necessárias, estabelecidas pela Internacional Comunista para todos os partidos a ela filiados, porem teve problemas e foi negados a filiação a muitos alegando que ainda não era um partido comunista. Havia influencia da ideologia burguesa sustentado pela maçonaria e influenciado pelos preconceitos burgueses.
Em 1924, o secretário geral, Astrogildo Pereira, viajou a Moscou, e desfez o mal entendido, pois a Intenacional Comunista, não estava entendendo a identidade do PCB, com a ideologia marxista -leninista.
Aqui o PCB teve dificuldade de extrair uma análise substancial acerca da realidade brasileira, assim tampouco a respeito do marxismo, pois não havia tradição Marxista, no Brasil.
Em 1925, o PCB, realizou o seu II Congresso com a participação de 17 delegados, este congresso foi considerado pela historiografia como a primeira tentativa de interpretação da realidade brasileira, os comunistas avaliaram naquele encontro que a contradição fundamental existente no Brasil era entre o capitalismo agrário semifeudal, apoiado no integralismo inglês, e o capitalismo industrial moderno, apoiado no imperialismo americano. Em consonância com a linha política aprovada no II Congresso, os comunistas buscaram uma aproximação com os tenentes, que agitaram a política nos anos 20, daí a presença de Luiz Carlos Prestes, que comandou a Coluna Prestes, feito importante, e assim ficou ele conhecido como o Cavaleiro da Esperança.
Hoje o PCB é um partido de militantes, que pensa a formação de quadros pra influir nas massas possibilitando assim um olhar dialético na realidade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog