sábado, 24 de outubro de 2009

O respeito familiar

O célebre filósofo grego Aristóteles (384 a 322 aC) afirmou que o homm é um animal político.Ele empregava essa expressão não com o significado de arte de governar, mas como sinônimo da "polis". Isto porque a polis, significa cidade. Portanto o homem é um animal político que vive na cidade, em grupo. Portanto um ser social.
A vida associativa é em decorrência da sua infância mais prolongada do que os outros animais. E outro fator é as necessidades biológicas e psicológicas que conduz o ser humano a essa vida associativa.
O primeiro grupo social que temos é a familia. Que é um grupo formal, quando atende as suas finalidades estabelecidas nas leis constitucionais, portanto no Direito normativo da sociedade. Ao mesmo tempo é um grupo informal quando os seus membros estabelecem sua organização, suas regras, num conjunto de regulamento, que vai desde os cumprimentos sociais, como o bom dia, boa tarde ou boa noite, assim como o respeito dos filhos pelos pais, pelos mais velhos. Ou seja na cultura negra os velhos são venerados como portadores de sabedorias, emuitas vezes chamados de pais.
A formação familiar na cultura negra tradicional é muitas vezes formadas por dois troncos familiares que vão se cruzando, outro caso é que os mais velhos estão mais próximos dos ancestrais, portanto até dos orixás. E numa casa a familia é formada pelas pessoas físicas e as pessoas não físicas. Na família temos um centro familiar, em que o respeito e a formalidade deva ser uma constância. E diferente disto é um crime que estão alimentando hoje no Brasil.


Manoel Messias Pereira
Professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog