sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia Nacional da Consciência Negra




Um dia pra reflexão, um dia pra entender, a lógica de um território colonial, submisso a uma metrópole, como foi o Brasil em relação a Portugal, e que havia introduzido na colonia o trabalho escravo, visando apenas desenvolver o seu capitalismo com sangue e suor.




E diante da violência, do processo, os negros fugiam para o mato e iam organizar, os Quilombos, que eram o local que servia como refugio, como um local de resistência, em que o processo de democracia e a idéia de um Estado democrático ja se fazia presente.




No Brasil inumeros foram as comunidades de Quilombos, no Estado de São Paulo tivemos algumas como o Jabaquara, o Morro de São Carlos, em Araraquara, mas pensando em Brasil, o mais famoso de todos foi de Palmares, na serra da Barriga, atual Alagoas, mas que no passado pertencia à capitania de Pernambuco. Esse quilombo resistio de 1629 a 1694, os palmarinos constituiram de uma força militar expressiva, conseguiram armas e polvoras, manteve um contato comercial com pessoas da Holanda, negociavam com criadores de gado, organizaram uma agricultura, criaram uma metalurgica rudmentar, chegou a comportar segundo os documentos portugueses até 20 mil pessoas entre negros, brancos e indígenas. Além de estabelecer escolha de representantes, baseados em eleições de diversos mocambos(vilas) e dali a eleição do poder central do quilombo, conforme podemos ler no Livro "O Negro no Brasil" de Julio J. Chiavenatto, um jornalista pesquisador.


Toda a fortificação de Palmares foi elaborada por engenheiros árabes, e há inclusive um livro que trata deste assunto específico.


A partir de 1654, houve seguidas expedições pra por fim a quilombo, mas todas iam fracassando.Em 1678 o governador de Pernambuco Pedro de Almeida assinou um acordo de Paz com o lider de Palmares, na época Ganga Zumba. Mas Zumba acabou sendo assassinado e a liderança passou para Zumbi.


E para por fim a Palmares, foi contratado o bandeirantes Domingo Jorge Velho, já conhecido caçador de indios e bandido profissional, em 1687 mas Jorge Velho será derrotado em 1692, e no ano seguinte reuniu aproximadamente 6 mil homens para um novo ataque. No final os quilombolas foram massacrados restanto ainda 510 prisioneiros. Zumbi escapou mais foi denunciado às autoridades por um de seus soldados, acabou morto em 1695. Tendo o seu corpo esquartejado e a cabeça exposta.


Zumbi foi ainda pequenino sequestrado, e acabou vivendo e convivendo com o Padre Mello, recebeu o nome de Francisco, aprendeu o latim a cultura européia e aos 15 anos voltou, e veio juntar-se ao seu grupo étnico em Palmares. Quando penso em liberdade, na semente da democracia, a minha referencia é Palmares. E meu heroi é Zumbi




Manoel Messias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog