domingo, 29 de novembro de 2009

Oriente Médio- Líbano

Líbano é o berço dos fenícios, cuja a cultura floresceu por mais de 2000 anos, a partir de 2700 a.C, . Num território invadidos por muitos povos (hititas, egípcios, e persas). Foi conquistado pelo Alexandre o grande em 332 a.C ficando sob o domínio grego até 63.aC, quando se tornou província romana. Em 395 passou a fazer parte do Império Bizantino. Os árabes muçulmanos anexaram a região entre 636 e 705. Apoiados no setor maronita da população, os cruzados tomam o país, no final do Século XI, até serem expulsos pelos muçulmanos em 1291. E em 1516 o Império Turco, incorpora o Líbano.
Um libanes em desolação. Uma imagem triste
Após a derrota dos turcos na I Guerra Mundial, o Líbano fica sob o domínio francês. Com uma Constituição em 1926, torna-se uma República parlamentarista. Durante a II Guerra Mundial em 1941, a França concede a Independência ao Líbano e decide pela autonomia plena em 1943. as tropas francesas abandonam o País em 1947. No ano seguinte o Líbano recebe 170 mil refugiados palestinos depois do Exércitos árabes, entre os quais o libanês, na guerra de criação do Estado de Israel (1948-1949).


O Líbano se caracteriza por grande diversidade étnica e religiosa. E abriga também uma grande quantidade de refugiado desde 1948.

Na década de 1950, a Guerra fria entre Estados Unidos e União souviética, reflete na política interna do Líbano e somam-se as antigas diferenças etnica e religiosas. dai tivemos insurreições muçulmanas contra o presidente maronita Camile Chamoun(pró-EUA) eclodem em 1958 com inspiração nos regimes pro souviéticos da Síria e do Egito . Tropas americanas desembarcam no País provocam protestos da União Souviética . E com a saída de Camile tudo se resolve.
Manoel Messias Pereira
professor de História



Um comentário:

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog