sábado, 28 de novembro de 2009

Um dia na História

No dia 28 de novembro de 1820, nasceu Friedrich Engels, em Barmen, Wuppertal, socialista, industrial. escreveu com Karl Marx, o Manifesto Comunista em 1848. Tendo participado da I e da II InternacionalComunista. Autor de "do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico", "Origem da Propriedade, da Família e do Estado", "Revoluções Agrárias"
Em 28 de novembro de 1975 morria o escritor brasileiro Erico Veríssimo(foto)

Em 28 de novembro de 1958, morria no Rio de Janeiro o escritor Olegário Mariano, poeta e membro da Academia Brasileira de Letras.



Em 28 de novembro de 1975, tivemos a proclamação da Independência do Timor Leste




Em 28 de novembro de 1918, tivemos o combate de Negamano em Moçambique. Durante a Primeira Guerra Mundial, as forças militares coloniais alemã surpreenderam as forças portuguesas em Negomano e provocaram um massacre. Matando5 Oficiais, 14 soldados europeus, 208 africanos, deixando 70 feridos e 550 prisioneiros, sendo deste 31 oficiais que foram libertados posteriormente.



No dia 28 de novembro de 1905 Na Irlanda Arthur Griffich(foto) fundou o Sinn Fein (nós sozinho) um movimento político que defende a independência do país. Os militares mais radicais formaram o Exercito Republicano Irlandes "O IRA". responsáveis por vários ataques.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog