sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Hoje é natal

Minha Mãe a Dona Florencia
O macarrão no Natal

Um dia que geralmente vou almoçar, lá na casa de minha mãe. É apenas um macarrão com carne, um suco qualquer. Um olhar de um filho nos olhos de uma mãe. É o receber um conselho de paz. É sempre aquela história pra que possamos ter cuidado com a violência cotidiana, é dar e receber um abraço de mãe.


Já estive passando os olhos no jornais de manhã, e já vi que o Jornal Le Monde escolheu o presidente Lula, como o "O homem do Ano", é uma forma de despertar o mundo capitalista, porque ele passou de boia fria, pau-de-arara, a metalurgico, a sindicalista, a membro da pastoral operária, deputado federal constituinte e tentou por tres vezes ser presidente, e a oito anos está no executivo brasileiro, fazendo exatamente o que os sóciais-democratas retardatarios revisionistas tinham planejados. E estes tais retardatários tenta ser um oposição, de mentira ou seja PSDB e DEM nada tem de oposição. Grupos do PT e destes países tem muita coisa em comum até cueca pra por dinheiro. Uma esculhambação.


Mas é Natal, e tenho amigos que passarão sem suas filhas, mortas em acidentes no dia 28 de novembro eisto, também doem em mim. Afinal Natal é aquele dia em que as famílias geralmente devem unir-se pra uma comunhão na sala de alimentos, trocam presentes e falam de amor. Mas a dor é uma paralela nestas histórias.


Outro fato que chama atenção, são os dramas com crianças, que coisa mais indescente. Este pai que vem dos Estados Unidos pra levar o filho já integrado na família brasileira, vejo a avó materna a Sra. Silvana Bianchi dizer que este ano não tem Natal. Devemos lembrar que Sam Goldman o garoto tem nove ano, e que a ida com o pai, deve ser encarada com naturalidade. Mas esse é um drama burguês que até d´´a pra render um filme, bem dramalhão principalmente se acontecer um crime no trama. O cinema americano agradece, pois até a Secretaria Hilary Clinton, está neste jogo, comemorando.


Mas é Natal e a Petrobrás, tem o lançamento de Programa de Restauro Cinemateca Brasileira - Petrobrás, que convoca todas as pessoas físicas e jurídicas responsáveis por acervos, com curtas e longas metragens e maiores informações só pelo site http://www.cinemateca.gov.br/.


Todos falam da lucidez do Natal, esse papo de presente é bem capitalista. Temos que enteder toda a lógica do respeito ao outro, da consciencia coletiva, da formulação de uma só família a humana. Vou por aí com os meus pensamentos, pegar o macarrão da mamãe. Pois hoje é Natal.






Manoel Messias Pereira


professor e poeta




Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog