sábado, 19 de dezembro de 2009

A Igreja de São José - Itajobi

Figura estranha ao cristianismo atual
Figura do diabo (fruto da Imaginação)


Tortura - uma obra religiosa (estranha para os dias atuais)

Lilith, que traiu Eva com Adão - Não peça explicação pra mim.



Desenho simboliza o Satã.(Imaginação do povo)fertil.




A Justiça suspendeu a reforma da Igreja de Sao José em Itajobi (393Km) de São Paulo. Em que havia desenhos e ilustrações com figuras de mulheres nuas e chifres, nas paredes das igrejas. essas imagens que faz parte do patrimônio cultural.










A polêmica começou depois que o padre José Anderson Rodrigues iniciou uma pintura sobre as imagens nos anos de 1980 para simbolizar a tentação.










A juiza Maria Heloisa Machado aceitou a proposta da Promotoria para a suspensão da reforma e determinou que os desenhos sejam submetido ao Ipham (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).










O padre afirma que a reforma é indispensável. E afirma que a reação negativa veio de uma minoria ligada ao padre que mandou fazer as pinturas.










Histórico















Quando estudamos a mentalidade da Igreja Medieval, veremos que o grande sentimento que dominou o homem da Idade média foi o da insegurança, o do medo. Acossado pela fome, epidemias, guerras e a morte sempre próxima. O homem medieval tinha a preocupação com a salvação da alma, com o pecado, com o inferno e com o purgatório, e o Paraiso. Ele temia a noite que acreditava sero símbolo das trevas, onde encontrava-se todos os seres demoniácos, que podia tentar leva´-lo a perdição da alma. Vem daí o receio até hoje de certos animais da noite como a coruja, o morcego. E há quem diga que tudo existe pela falta de iluminação que havia no período medieval.










A luz era tida como um dos símbolos da santidade ao lado da beleza, e Deus era considerado a luz inicial. Da mesma forma a Igreja desprezava o coorpo humano, visto como símbolo do pecado, objeto das tentações demoniácas. Os monges e os eremitas martirizavam o corpo (ascetismo) com jejuns prolongados e descuidando-se da higiene pessoal. O sexo era considerado pecado grave, provocado pelo demonio, com o objetivo de ganhar a alma dos amantes para o inferno.










No inicio do período cristão, os batizados eram completamente nus e coletivamente, que simboliza que estavam morrendo para o pecado e renascendo para Deus. O próprio Cristo era apresentado nu. Como haviam cultos pagãos que continuavam existindo, praticavam orgias sexuais nos cultos da fertilidade, a Igreja Católica proibiu a nudez temendo que Jesus, fosse tomado como o novo Deus da fertilidade, e dai que ele fosse representado vestido.















Essas informações é pra ilustrar um pouco essas polemicas assim com temos algumas figuras, pra ilustrar esse artigo.















Manoel Messias Pereira
professor





professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog