quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Morreu Antonio Roberto Vasconcelos


Morre em São José do Rio Preto-SP, o camarada Antonio Roberto Vasconcelos, hoje dia 31 de dezembro as 12 horas, aos 93 anos de idade.
Um cidadão, natural de Botafogo-RJ, militante do Partido Comunista Brasileiro-PCB, um dos principais organizadores do Partidão no interior do Estado de São Paulo e do Mato Grosso.
O velho camarada Vasco, teve uma história importante, no Movimento Negro, pois organizou na cidade de Campo Grande-MS, onde foi vereador o encontro nos anos 40, de todos os pais de santos, contra adiscriminação e a perseguição que soriam, vale lembrar que o Projeto de Lei, pedindo liberdade de culto, foide outro comunista conhecido como Jorge Amado.
Quando o PCB rachou e foi criado o PPS, Partido Popular Socialista, de Roberto Freire, Roberto Vasconcelos, não aceitou e continuou comunista.
Sempre que alguém necessitava conversar sobre uma avaliação do quadro político, procurava-o, pela lucidez e raciocínio rápido. Foi um dos articuladores do Movimento Popular Manuel Antunes, que levou-o para o 2.Mandato em São José do Rio Preto-SP.
Comecei os meus primeiros contatos políticos com Vasconcelos em 1985, e continuei com a legalidade do Partido, Na qual fiz parte da UJC. Antonio Roberto Vasconcelos ou Vasco era daquela figura que voce tinha que ouvir, pra refletir. Uma perda significativa para o pensar político. Mas a vida é sempre uma jornada, penso que ele cumpriu a sua tarefa, e partiu para as estrelas.
Manoel Messias Pereira
professor e militante

Um comentário:

  1. Parabens....Messias , a morte de uma pessoa tão querida por todos nós,como era, e è , o Vasco, foi simpaticamente registrada por você.

    Vasco era uma pessoa, que mesmo com seus 90... anos,a gente podia se permitir tratá-lo de você.Era um moço-velho,um ateu de bem com Deus
    Ademar Cavaco Bartolomei

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog