quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Nascimento de Jesus

Na ilustração acima temos um presépio, em que mostra o nascimento de Jesus Cristo. E comemora-se no dia 25 de dezembro o Natal.
Porém essa data marca o nascimento de Jesus que se fez homem para habitar entre nós.
Mas os evangelhos nada dizem sobre a data, assim como o ano, o mê e o dia.
A data do ano de 753-754 para a fundação de Roma, que se tornou o ano I da nossa era, foi apenas fixada na primeira metade do século VI, no tempo de Justiniano, por obra de um monge cita, Dionísio, o Pequeno, que se baseou em cálculos imaginários, tirado do Evangelho de São Lucas. Se se aceita, pelo contrário o que se conta São Matheus que cita o nascimento de Jesus na era Herodes (II,I), deve-se recusar pelo menos cinco ou seis anos, pois Herodes o Grande morreu em 4 a.C, e este é o único dado seguro. E pra sair desta embrulhad é dificil pois no campo da fé, não se guarda credibilidade cronológica.

Quanto ao mês e ao dia, era algo que não devia preocupar-se os evangelistas, pois a data que contava na liturgia antiquissima, não era do nascimento, mas da morte e a da ressurreição do Messias. Os primeiros padres da Igreja mostrava-se indecisos. Até aos inícios do século IV, tinham sido propostos para o Natal as datas de 25 e 28 de março e 2 e 19 de abril (este último era o mais provavel por Clemente de Alexandria) e por vez 29 de maio. No entanto a cena descrita no Evangelho de Lucas, com os pastores que passam a noite ao relento para guardar rebanhos(II,6) fazia pensar na Primavera e não no inverno.
Já a escolha de 25 de dezembro remonta o período de Constantino e está relacionada com a Velha teologia Solar.
Esta dia que no calendário romano coincidia com o solstício do Inverno, e era desde há muito tempo comemorado no Oriente e no mundo mediterrânico com a data do renascimento do Sol uma das divindades mais difundidas, identificas como Mitra. Deste modo a Igreja não teve dificuldade em fazer a solenidade, extremamente popular, teno os apologista apresntados Cristo como o único e verdadeiro Sol da Salvação.


Acima um Balé do Renascimento de Mitra. Conforme tecemos comentarios acima.
Uma outra tradção não menos antiga considerava que o dia da revelação ou Epifania, do Deus Solar era 6 de janeiro, deste modo a data ficou ligada ao nascimento de Jesus. Em Igrejas como a egípcia, a armênia, e ainda hoje na Igreja Católica Ortodoxa Antioquina Grega.


É incontestável o fato de o nosso Natal ter derivado do culto solar. Os calendaristas eclesiásticos procuravam desde logo chegar a data seguindo um complicado raciocínio, que buscava uma justificativa teológica, pra essa escolha.
Acima temos o nascimento de Mitra, que era uma festa(pagã). Mas o importante é que é Natal.
Manoel Messias Pereira
professor de História



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog