segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O aluno e a aprendizagem


Hoje discutir a educação, é necessário entender a escola, as relações institucionais entre ela e a sociedade. Para o Estado o que importa é o aluno estar matriculado e dentro de uma unidade escolar, não importando-se muito com as condições da mesma. E para os alunos não é necessaário dominar toda a matéria. Estado disponibiliza um plano de educação, com apostilas, que amarram professores e alunos para no mínimo conhecer aquele material.


O compromisso do estudante deveria de organizar seus estudos, com pelo menos tres horas fora da sala de aula, pra ler, pesquisar na internet, revisar os conteúdos ministrados em sala de aula. E entender a lógica de cada disciplina.


O compromisso dos pais, são de acompanhar este educando, em todas as suas atribições de estudantes, conversando, conferindo as suas dificuldades, e levando até a unidade escolar a preocupação com a aprendizagem. O compromisso dos professores é trabalhar com todos os mteriais pedagógicos no sentido de possibilitar a aprendizagem ao estudante. A direção da escola tem a necessidade de apoiar os professores no seu trabalho visando o bem estar da comunidade escolar. O seja alunos bem instruidos, e com a possiblidade de crescer nos seus estudos garantindo assim o sucess da escola.


Para tal encontramos no meio do processo, o aluno, que possue um olhar divergente deste, que acredita que deva levar pra sala de aula, equipamentos eletrônicos e celulares, que hoje são proibidos por leis, mas que são descumpridos por pais e alunos. E que muitas vêzes, durante uma aula e outra procuram usar inadequadamete o som pra atrapalhar a aula. Outro fator é o aluno que não deseja cumprir regras, e que tornar-se rebeldes sem causas aparentes, porém são doentes sociais, muitas vêzes necessitado do trabalho psicopedagogo, psicológico e muitas vêzes psiquiátricos mas que passam despercebidos.


Alunos que pensam em ir pra escola pra colocar fogo em cortinas, em estragar carros de educadores, em quebrar janelas, pra quebrar a rotina da educação com sons demp3/4, com celulares, parece que desejam chamar atenção para a sociedade. Assim como quem traz a idéia do bullyng, de hostilidade social aos colegas. São pessoas patologicamete doentes e necessitam de tratamento.


A educação tem como identificar, mas não como fazer o tratamento dentro das unidades. Pra melhor compreensão de matérias conteúdos, necessitamos de ambiente calmo, com mesa e cadeiras, posturas adequadas, que possamos estuda quatro horas e ter a pausa necessária pra que o cérebro possa trabalhar . E organizar sempre os seus estudos. Daí a aprendizagem será normalissima. Desde que não há disturbios outros que necessitem de um tratamento clínico.



Manoel Messias Pereira

professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog