quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Um dia na Históra

No dia 30 de setembro de 1937 - Tivemos o Plano Conhen, documento forjado pelo capitão integralista Mourão Filho( o mesmo que desencadearia o golpe militar de 1964), é divulgado por Vargas e Dutra. Que pedia a decretação do Estado de Guerra contra o perigo comunista.

No dia 30 de setembro de 1959 - A URSS reafirma acordo com EUA, quando Kruschev e Eisenhower, sobre Berlim.


Em 30 de setembro de 1949 - A Polícia reprime atós pró Petrobras em Santos-SP.

Enem

As provas serão neste fim de semana, chegadas 12 horas e fecharão o portão 12,55.
As provas começaram as 13 horas no sábado e vai até 17:30 horas e a de domingo até 18:30.
Consulta no local das provas "htpp://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/ ou fone 0800-616161

Para as mudanças no horário das provas deve ser enviados até amanhã. às 12h, para

faleconosco@inep.gov.br
mais informações
www.enem.inep.gov.br

Levar o original de documentos de identificação, Cartão de confirmação de inscrição, Questinário socioeconômico respondido, caneta esferográfica, Lapis preto no. 2 e borracha macia.

O questionário pode ser enviado para Connasel - Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção
Rua Dr. José Peroba, 149, 13o. andar Centro empresarial Eldorado -Stiep -cep 44770-235 - Salvador-BA

Olhar político


A Política deve reisidr de um olhar do diálogo, é uma palavra de origem grega, e encontramos essa palavra nos escritos de Aristóteles e anteriormente nas obras de Platão. Expressa a organização auto-consciente das questões referente as cidades-estado grega.

Com o tempo vimos surgir a palava Pólis enquanto cidade-estado, mas também democracia e pátria. Nas quais os cidadãos se sentiam partes integrantes e nas quais se projetavam um ideal de si mesmo.

Hoje política significa, direito dos cidadãos, mudanças de vida e de comportamento geral do Estado.

Comportar-se como cidadão é agir público e para um estado de coletividade.

O grande lance da política na minha opinião encontra-se nas obrs de Karl Marx, que prepara o caminho para o método científico, em seus escritos, que de princípios foram chamados de imaturos porém hoje identificamos com o principal teórico revolucionário, dentre tantos intelectuais que de diversas corrente do pensamento humano.

A atuação política segundo Marx, não poderia ser inseparada da maneira da qual esse homem se relacionam entre si, pra produzir riquezas. Isso é perceber a realidade social com a totalidade, em que uma dimensão, um aspecto, um elemento do real só pode ser compreendido em relação a um conjunto.

A realidade socialnão é organica, harmoniosa como pensam os positivistas. Mas totalmente conflitiva, composta em partes que aparentemente são integradas, mas no fundo guarda a incompatibilidade entre si, o que impulsiona a realidade social a transformar continuamente, seguindo um movimento perpétuo.

E desta forma nada é eterno e absoluto. E assim a frase que Marx gostava na literatura de "Fausto de Goethe", que dizia "tudo que existe merece perecer', ou seja um dia acaba. E no Manifesto Comunista, Marx e Engels escreve que "tudo que é sólido desmancha no ar".

Na lógica descobrimos com Marx que no capitalismo há uma essencia o capitalista sempre paga o trabalhador, não pelo que ele produz, mas num valor que garante-o vivo, pra continuar produzindo a riqueza do capitalista. A riqueza é produzida por todos que trabalham mas apenas uma minoria apropria-se dela. e este é o segredo do capital e o calcanhar de Áquiles do capitalista. E é nesse sentido que a luta de classe ainda continua sendo o motor da história, portanto o capitalismo não será eterno.

Hoje vem de uma nova forma como tercerização, que é uma precariedade dos direitos trabalhistas, outras vezes sendo chamado de mundo global, porém é a exploração global, em que a mão-deobra vai sendo pauperizada, e o movimento de defesa do trabalhador cooptadas por governos e por organizações do capital, afim de enfraquecer esses movimentos.

Daí a idéia de que o trabalhador precisa ter em suas mãos o poder político, consciente de seu papel na história, na sociedade frente aos capitalistas.

O Estado não é mais do que a expressão da sociedade civil (miseria da filosofia). O Estado é a expressão política dos antagonismos de classes na sociedade. E se a burguesia for a classe dominante como é hoje ela também é o Estado, inclusive as regras são burguesas. No Brasil, as falcatruas envolvendo empresas, concorrências, apoios em capanhas políticas que viram barganhas são inumeras. O chá de corrupção toma conta do Congresso e dos poderes devidamente constituídos. Basta observamos um parlamento qualquer do País, que o assunto em relação a sacanagem política fica bem acentuada nas falas dos parlamentares, desde um pequeno municipio, nas Assembleias legislativas estaduais e até no Congresso Nacional, ou seja o desrespeito com quem vota é um assunto imensamente engasgado na garganta de todos os brasileiros.

é preciso superar esses caminhos, de deficiencias políticas, esse carárter exploratório econômico e esse desrespeito democrático tão arraigada nas nossas instituições que apresentam-se as vezes sinais de apodrecimento cultural. e essa idéia de muita concentração de rendas por parte de uma classe social em detrimento de todos ou de uma classe social específica que são os trabalhadores operariados ou camponeses, essas terras devolutas ou latifundiárias nas mãos de pocos pra especulação. Precisa ser melhor distribuída. e essa nossa ciencia e tecnologia precisa ser revertido em benefícios de todos os brasileiros sem privilégios feudais, ou nobrezas estupefáticas de um escolacho social.


Manoel Messias Pereira(foto acima)

Fim de setembro

O mes de setembro chega ao fim, aqui no Brasil, foi um mês em que a chuva veio com muita intensidade, as pessoas que trabalha na agricultura, surpreederam-se, ou seja quem plantava tomates, com certeza, amargou um pouco de prejuizo. As pessoas acostumadas a ver as árvores floridas tiveram uma boa sensação no olhar. Este é um mês em que as mulheres brasileiras geralmente usam cores mais vivas, e ficam tão lindas quanto as flores dos jardins.
As chuvas no final deste mês ficaram um pouco violentas, tivemos tempestades, que conseguiram arrancar árvores, destrir casa e automóveis, e observamos no mundo que Além dos Estados brasileiros como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina. A natureza castigou Samoa, e Estados Unidos, que chegaram a decretar estado de emergeência.
Por outro lado, olhamos a tragédia política, em Hondura, oportunidade que alguém chega ao poder através de um golpe, e apresenta ao mundo uma face já quase esquecida. De um violador dos direitos e garantias individuais. O presidente eleito rfugia na Embaixada brasileira. E o Brasil tem quase que um papel mediador fundamental no contexto.
Na ONU, a sessão da Assembléia Geral, teve discurso do presidente Inacio Lula da Silva, que junto com Obama, pediu respeito aos Direitos Humanos, chamaram atenção do mundo. Obama praticamente estreiou falando pela primeira vez na ONU.
O mes de setembro teve o mês Sagrado dos muçulmanos, teve o principio do Ano judaico, em que se come maçã com mel e açucar, e acaba com o Dia 30 em que na Igreja Católica reverencia São Jerônimo, aquele que traduziu a Bíblia para o latim.
Mas o mais importante é que neste mês tivemos uma grande passeata contra a intolerância religiosa no Rio de Janeiro. Pois o processo de discriminação e racismoa ainda é muito forte no segmento religioso. Os terreiros comemoraram os Ibejadas, em que comemoram-se a intelectualidade, e não poderia ser diferente, temos que intelectualmente ser responsável pelo fim da discrimnação religiosa. Cada um faz a sua parte com quer. Mas o respeito a diferença, deve ser fundamental pra que possa de uma vez por toda implementarmos um espaço que a demicracia, a leitura de um novo tempo possa apenas ser de harmonia e transformação entre os homens. Independente se são descendentes de indígenas ou de negros. Devemos acabar com a lógica do branqueamento intelectual. Respeito é bom e todo mundo ficaria muito melhor.

Manoel Messias Pereira

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tufão - uma traagédia

IMAGENS DE UMA TRAGÉDIA UM TUFÃ
Manoel Messias Pereira

tufão em Manila

Tufão ontem em Manila deixou um saldo de 60 mortos
No Brasil as chuvas fizeram muitos estragos em diversos Estado

dia de hoje ba história

Em 1908 morria Machado de Assis

Rosalie Gallo Y Sanches na Academia de Letras


No dia 30 de setembro de 2009, tomará posse na Academia Rio-pretense de Letras a escritora rio-pretense Rosalie Gallo Y Sanches, juntamente com ela também tomará posse a Senhora Dulce Pereira -embaixadora, e Terezinha Calmon, doutora em Guimarães Rosa.
Em nome da Associação Ri-pretense de Escritores da qual presido, desejo a todas uma boa estadia entre os imortais das letras do município. A Roseli a quem reputo uma enorme simpatia, amizade e respeito os meus efusivos cumprimentos.
Assim como a Sra. embaixadora que eu conhecço desde de criança, assim como da Sr. Higia Terezinha, que encontramo-nos, quando ela trabalhava como professora na Unesp, e eu fui convidado a participar de uma mesa redonda sobre a literatura afro.
Parece que a Academia, ficou mais linda, são tres estrelas, que brilhará com certeza.

Manoel Messias Pereira

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Teatro de Jean Genet

A partir de 01 de outubro de 2009, as 19:horas na sede da Oficina Fred Navarro acontece, "O Ciclo de Estudo" Teatro Jean Genet", sob a coordenação de Simone Bortoluzzo.
Simone é formada em letras pela Unesp, com mestrado em Artes Cênica pela USP.
Será montado também uma exposição da artísta plastica Sonia Santana que mostrará a sua arte abstrata geométrica. Fruto da pesquisa da arte indígena e rupestre brasileira.

Manoel Messias Pereira

Professores

Os professores de Portugal esperam apoios dos partidos de oposição que é a maioria no Parlamento português, para pôr fim a medida polêmica do Governo que está saindo, na área da Educação.
Mario Nogueira, dirigente da Federação do Professor Fenprof, contesta o modelo de avaliação dos professores e ofim da divisão da carreira em duas. E afirma que não espera que todas as medidas caiam do céu, e por isto é preciso continuar a luta, pressionando.
João Dias da FNE da federação Nacional da Educação afirma que recorrerá a oposição pra corrigir o que considera o mal estar da educação.
Notas vindas do Educare.

Manoel Messias Pereira

Igualdade

O quinto Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, recebe até 20 de novembro de 2009, o texto sobre as relações de gênero, mulheres e feminismo. Há diversas categorias, incluindo uma voltada a estudante de ensino médio. Os prêmios a quem está na escola somam R$69 mil, entre dinheiro, bolsas de estudos e computadores.
Para tal, entrar no site www.igualdadedegenero.cnpq.br

domingo, 27 de setembro de 2009

Poesia de Manoel Messias


Lobos de Gravatas


Todos nós temos

um mundo interno

e cada qual cria

sua própria alcatéia,

somos a crise que fala

somos dores, que se calam,

em lares em ruas

onde a miséria instala.

Somos portadores da hipocrisia

criadores da angustia

e das agonias,

armamo-nos, de violências

e fingimos ter consciências

Somos tudo e nada

No dia na noite, e na madrugada,

criamos lobos e enfeitamos

o nosso parlamento

pra que eles, com suas leis

desumanas e estúpidas,

com suas taxas injustas

Com a desfiguração

Do Deus da Oração.

Temos este mundo interno

e o tempo inteiro

pra extipar homens e natureza

com canetas, leis, sem éticas

sem ternura e sem belezas.


Manoel Messias Pereira

Poesia de Manoel Messias

Espirituais

metas
metafísicas
disparadas
nas idéias
infinitas
por excelências
em cada cena
da vida.
vistas
observadas
sacadas
pelas magias
eternas
das consciências
terrenas.

Cuba


Em 1960 nesta data criava-se em Cuba os Comites de Defesa da revolução.

Dia da Música Popular Brasileira

27 de setembro um dia pra lembrar nomes importante do canto e da musica instrumental brasileira.
Um dia de reverencia de respeito a nomes como Francisco Egídio, Marcos Valle, Pixinguinha, Vanusa, Gal Costa, Chico Buarque de Holanda, Hermeto Pascoal, Wagner Tiso, Monica Salmazzo, Roberto Carlos, Zimbo Trio, Peri Ribeiro, Djavan entre outros.
Há muitas estrelas pra brilhar e encantar nós brasileiros.










Na foto temos o grande cantor e compositor Caetano Veloso

Um dia na História



No dia 27 de setembro de 1984, o mundo teve a felicidade de ter o nascimento da cantora, Avril Lavigne, no Canadá.

São José do Rio Preto-SP



Cidade minha
Em que trago
o objeto lírico
no olhar
observando
a beleza
das moças
que sonham
como cinderelas
a procura de príncipes
encantantado
Cidade minha,
transcendencia do viver feliz
Entre os cantos dos pássaros
Sinfonias de pardias e andorinhas.
São Jose do Rio Preto.


Considerada uma ilha de prosperidade, também esconde a desigualdade. O que leva o secretário do planejamento Sr. Orlando Bolçone, a acreditar numa discrepância social, pois segundo o Jornal Diario da Região de 27 de setembro de 2009, há pessoas vivendo na periferia, num enorme processo de exclusão social, com o desemprego,falta de condições mínimas de sobrevivença como falta de comida, falta de assistência e assim por diante. Pra Bolçne isto não condiz com os índices alcançados, que cita que toda a população tem acesso à agua e energia elétrica. Penso que o mundo capitalista é da desigualdade, o desemprego faz parte da reserva da mão de obra, para ser usado no momento das demissões. Ou seja vivemos e convivemos com o sistema da crise evidentemente.
Manoel Messias Pereira

A questão Palestina

A noticia que circulou no mundo, foram que na sexta feira dia 26 de setembro morreram trs milicianos da Jihad islâmica num bombardeio da aviação iaraelense. E no sábado quase 20 palestinos, acabaram sendo feridos a tiros de soldados do Exercito israelense na faixa de Gaza.E que 17 pessoas foram levados a um Hospital com ferimentos e tre delas em situação grave.
E há informações que a ocupação israelense utilizou o reinício dos encontros políticos com autoridade nacional palestina e aproveitaram para os atos de violência.
Estamos na distância do conflito, lendo pelos jornais, e assistindo os noticiários da televisão, mas a nossa crença, é que a Paz possa dar sinais de que ela pode ocupar lugar neste jogo. Lagrimas, dores e um baixo astral.

Manoel Messias Pereira

Cultura Judaica

Quando penso no povo judeu, lembro da grande lider revolucionária Olga Benário, primeira esposa de Luis Carlos Prestes, que gravida de sete meses, foi entregue aos nazistas, por getúlio Vargas, contrariando as leis, e estabelecendo um ponto negativo, no seu passado, na sua história. Olga era uma mulher extraordinária, que morreu na câmara de gaz. Uma mãe que não pode ter nos braços, e acompanhando o desenvolvimento de Anita Leocárdia Prestes. Ambas foram vítimas da estupidez humana de vários ângulos, do governo brasileiro e do governo alemão.
Acima uma peça de roupa, da cultura judaica. Tudo isto por que hoje dia 27 de setembro de 2009, comemora-se o Dia Rosh Hashaná, nome do ano novo judaico,e ocorre no 1o. dia do mês de Tishrei. A Tora refere-se este dia como da Aclamação (Yom Teruá Levítico 23:24), sendo que os judeus caraitas seguem essa data mas não consideram como princípio do ano.


Na literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram no erro ao tomar da árvore da ciência, do bem e do mal. E teria também neste dia que Caim matou Abel. E por isto dentro da cultura é tido como o Dia do julgamento (Yom há Din) e o Dia da Lembrança (Yom ha Zikkaraon) inicío de um período de introspecção e mediação de dez dias (yamin Noraim) que culminará no Yom Kipur, periodo em que o Criador julga os homens.


A Tradição e Costumes
A comemoração é efetuada durante os dois primeiros dias de Tishrei conforme o costume pós-exílico, para garantir a comemoração no dia correto na comunidade Diaspora.
A celebração começa ao anoitecer na véspera com o toque de shafar. É costume comer certos alimentos como maçã com mel e açucar e costuma-se recitar preces e jogar pedra ou pedaço de pão na agua como um símbolo de eliminação do pecado.



Um bom Papo

Hoje é um dia de pensar na Paz e consequentemente nas crianças, pelo menos isto aprendi nos terreiros, na minha infância. Em que a gente precisa construir um mundo mais solidário, de respeito ao próximo, de compartilhamento social, esperando que uma nova superestrutura, seja a leitura cotidiana do meu mundo.
Acima uma criança de Burquina, bela e talvez esperançosa. Entendendo que os nossos adultos precisam ser evidentemente mais responsável pela distribuição de sonhos, pois o mundo são de todos e não daqueles que apenas acumulam riquezas, e transformam a natureza em miséria. E eu não estou apenas falando de Brasil, dos Estados Unidos, da Inglaterra, ou de Honduras eu estou chamando a atenção do mundo. Veja a criança de Burquina Faso. Qual é o sonho dela pra realmente ela possuir todos os seus direitos garantidos, respeitados e de fato estabelecido?


Nos terreiros hoje falam em criança, falam em Cosme e Damião é um dia de alegria, de pensar num futuro promissor pra estes pequenos seres humanos. Enquanto nas Igrejas hoje pensam no idoso, pois é o Dia de São Vicente de Paula, padre francês, morto em 1660. O que sabemos que as crianças necessitam ter o respeito com os idosos. Minha mãe ensinava-me que devia sempre pedir bença ao meus avôs, aos meus ancestrais os meus respeitos.

Hoje, vivo nesta luta pra desenvolver um mundo em que os sonhos e os encantamentos, de pensar um mundo melhor possa efetivar-se na luta por uma educação em que o respeito prevaleça. Longe dos bullyngs, do stress coletivo, longe da falta de esperança, e bem próximo do respeito a natureza como o vento como a agua, como a terra que consigo pisar. Ou seja em todos estes lugares comuns há força de minha cabeça=Meu Ori.



Em algum lugar, há uma criança, que busca na distância, uma resposta, pra sua vida. Feita e refeita por lideres que oferencem guerras, fome, discursos, desavenças. E isto basta. A esperança deve fazer parte de nosso olhar.




sábado, 26 de setembro de 2009

dia da fonoaudiólogia

Hoje comemora-seo dia da Fonodiologia

Hoje na História


Em 26 de setembro de 1888 - Nascia T.S. Eliot, poeta modernista, dramaturgo, crítico literário britânico

MPLA - Notícias

Hoje em Lubongo, reune-se o o Comitê do MPLA na Huilá realiza sua oitava sessão plenária ordinária para analisar e preparar sua decima Conferência de Balanço e Renovação de Mandatos - 2010 a 2014.
O evento será presidido pelo secretário Político João Marcelino Tyipingui e prevê aprovação da lista de candidatos ao Comitê Central, Provincial, e assim a aprovação de documentos finais.
Participam membros dos Comites provinciais, Representantes Femininas e Juvenis, OMA e JMPLA, para o Bureau Político. MPLA.
Partido que surgiu do Movimento de Libertação de Angola, responsável pela Independência e soberania do povo angolano. Partido de orientação marxista.

Cosme e Damião

No dia 27 de setembro, comemora-se no Brasil, o dia de Cosme e Damião, os santos católicos, descendentes de nobres famílias árabes, cuja a história informa que durante o poderio do governador Lísia, pereceram, pois o governo mandou decapitá-los.
Segundo consta eram filhos de Teodata, e recebeu por parte da mãe uma educação e instrução aprimorada sob a orientação de grandes sábios e mestres. Tendo completados os seus estudos na Síria e especializados em medicina.
Tendo como médico conquistado admiração, simpatia uma vez que trabalhavam com cirurgia plastica. Ao mesmo tempo entre os povos pagãos foram difundidos a crença no cristianismo, para qual muitos se converteram.

Nos cultos esotéricos, O dia de Cosme e Damião também é visto como o dia dos gemeos Castor e Polux, do signo dos gemeos da Astrologia, conforme ilustração acima.

Nas Igrejas o dia 27 de setembro procuram separar doces pras crianças, nos terreiros há um rito consagrados aos meudos, aos pequenos, e todo o culto são presididos pelos Ibejes, ou Beijadas, ou Nabejadas, conforme vemos na Umbanda.
Os Ibejes nascem de uma lenda dos nascimentos de gemeos como símbolo da fertilidade em alguns pontos daÁfrica, e outros momentos de dor e aprensão. Os Ibeijes presidem os atos intelectuais, a ciência e as artes.
Nas oferendas a estes santos, constam flores, pombos vivos brancos, voando, enfeites com fitas. As contas dos Ibejes são cor de pinhão, marrom escuro.


A fama dos médicos Cosme e Damião, chegaram até aos ouvidos do imperador Diocleciano, que ainda perseguiam os cristãos. e segundo os apontamentos religiosos, na povoação de Agra, na Cilícia, por ordem do governo imperial foram citados perante o Tribunal de Lísia, condenados por pratica de curanderismo e feitiçaria foram decapitados.



Na cultura afro, os Ibejes, são orixás ligados a maternidade e acompanham as Oxuns e Yemanjá, astrologicamente correspondem aos gemeos, sob o governo de Mercurio. Não se manifestam em mediuns, o mesmo ocorre com Ifá, Orugam, Dadá.Nos terreiros a cultos aos espiritos ou ancestrais das crianças. Aleém do mais também acompanha Inhaçã e todo a linha das almas.
Aos mestres da Medicina, os Terreiros prestam essas homenagem, é sempre preciso lembrar da criança que no futuro será a esperança. E a saudação é Erêeeeee.




Formação continuada

O Ministério de Educação - MEC, pretende oferecer formação continuada para cem mil educadores. O pró letramento oferece curso de matemática, alfabetização e linguagem, destinados aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, com uma carga de 120 (cento e vinte horas). Os tutores do Projeto receberão uma bolsa mensal de R$ 400,(Quatroscentoe Reais).
O letramento tem parcerias com 19 instituição de ensino superior e integra a Rede Nacional de Formação continuada com adesão de Estados e Municipios, Atualmente 169764 professores estão fazendo este tipo de formação.Maiores informações no site do Ministerio da Educação.www.Mec.org.gov.br

Nelly Arcan e o seu falecimento

Escritora canadense Nelly Arcan (foto), foi encontrada morta em seu apartamento em Montreal. A jovem escritora de 35 anos, que escreveu os best sellers Folle e Puta, obras que possibilitou-a a ganhar os Premios Medici e Femina. A policia trabalha com a hipótese de suicidio. O corpo foi encontrado neste dia 25 de setembro de 2009.

Asilo Diplomático

Honduras, onde o conflito está instalado, e o preisidente deposto Manuel Zelaya, abriga-se na Embaixada brasileira, o que juristas dizem que embora não tenha sido feito, um pedido de asilo formal, este abrigo é tido como "asilo diplomático"
A manifestação das ruas parte de todos os lados. Pros econtra.E a chanceler do governo deposto Patricia Rodas, reiteirou que os golpistas passaram a agredir a embaixada, causando um grave prescedente, pois isto vai contra os princípios internacionais conforme, a Convenção de Vienas, ou sejas onde estiver localizada a embaixada, é preciso que o País sede de condições de funcionamento e isto não inclui corte de água, comida, de luz. Nem ação pra jogar "gaz tôxico".

No asilo diplomático, Zelaya recebe a visita do padre teve missa e ele comungou-se.


Os golpistas negaram agressões a embaixada, mas uma negação mentirosa, mostra os desvios de condutas etica ou moral do governo golpista de Honduras.Enquanto isto o povo está nas ruas.



Zelaya agradece a ONU, e pede rapidez, pois as agressões contra a embaixada brasileira intensificou-se.
Honduras um país pobre, que teve eleito Manuel Zelaya, com voto da direita, mas que acabou fazendo um governo de esquerda. E desejou um presbicito ou seja uma consulta popular sobre eleições o que não agradou a oposição. E agora no meio de uma campanha política todo este embrólio acompanhado de uma paralisação no comercio e na industria, sendo que os Estado Unidos, deve cortar ajuda a este País. As coisas ficaram mais tensa, aguardamos, uma solução menos dramática, mas infelizmente não é este o cenário desenhado.




sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Um dia em Moçambique

Hoje Moçambique comemora-se o início da Luta Armada de Libertação Nacional de Moçambique. Luta feita pelo Partido Frelimo.
Acima o Primeiro Presidente de Moçambique, País situado a Leste da costa da África, em 1962 Eduardo Mondiane fundou a Frente de Libertação de Moçambique - Frelimo. E em 1964, quando começou a Luta armada, foi quando intensificaram por parte de Portugal as medidas reressiva tendo a fuga de 10 mil moçambicanos para a Tanzania. Contra Moçambique, Portugal mobilizou 23500 soldados para não permitir a entrada de guerilheiros vindo de fora.
Grandes lideres do Frelimo foram assassinados como em 1967, morreia Jayme Sigauke, secretário de Frelimo, e em 1969 Eduardo Mondiane também era assassinado.
Em 1973 o padre Adrian Austig denunciava o massacre de 400 pessoas na aldeia de Uiramu e Lisboa negava. E em 25 de junho de 1975 Moçambique tornou-se independente, e 24 países estabeleceram relações diplomáticas inclusive o Brasil.
Em 1977 o Frelimo tornou-se o Patido Político. Hoje considerado o partido da Paz.
Manoel Messias Pereira

Um dia na História

No dia 25 de setembro de 1534 morria o Papa Clemente VII

No dia 25 de setembro de 1948 - Nasce a novelista Gloria Péres

No dia 25 de setembro de 1991 - O governo de El Salvador e a guerrilha FMLN, assinaram em Nova York, sob a égide da ONU, um acordo de princípo para por fim a guerra civil, que fêz 75.000 mortos em 11 anos.

Democracia Socialismo e Centralismo burocrático

A teoria de Marx constitui uma crítica radical de tôda e qualquer apologética ao Estado. Reconhecendo a necessidade deste e sua importância para a transformação revolucionária das estruturas econômicas e sociais, Marx aventa ao mesmo tempo a hipótese do desaparecimento do Estado como a própria consequência desta transformação revolucionária e como condição prévia para a completa libertação do homen social. É por isto que ele salienta as características democráticas de toda a máquina estatal em via de esgotamento, um sistema de garantias que submeta o Estado ao controle da sociedade, o desenvolvimento do organismos sociais autogeridos, em suma, tudo o que pode e deve impedir o Estado de agir pouco a pouco co que se enfraqueciamo uma força autonoma.
Marx desenvolvia essas teses críticas numa época em que predominava uma concepção liberal do Estado - e este aspecto histórico nem sempre foi levado em consideração o bastante -, em uma época que existia uma nítida linha divisória entre a sociedade civil e os organismos políticos e em que o Estado, considerado "a margem" da primeira, se caracterizava como organismo negativo relativamente à organização positiva, criadora e produtora que era a sociedade civil; era uma época que a estatização era mínima e nada tinha do seu desenvolvimento atual.
A crítica de Lenin ao parlamentarismo tradicional e sua concepção sobre os soviets como coluna vertebral da organização estatal da URSS confundiam-se com as idéias de Marx. Uma organização estatal constituida de baixo para cima combinando a representação com a democracia direta, conjugando centralismo e autonomia e inteiramente sujeita ao controle da sociedade (afastamento dos eleitos, mandatos imperativos, etc) devia, por seu democratismo interno, ser precisamente uma organização que se enfraquecia.
As condições históricas complicaram singularmente a concretização deste modelo teôrico, exigiram várias correções e revelaram também alguns de seus aspectos utópicos, particularmente as concepções da democracia direta, da redução das funções estatais ao registro e, controle das quantidades de trabalho e consumo, as hipóteses de uma limitação progressiva da burocracia.
A medida que as condições concretas como guerra civil, intervenção estrangeira, caos econômico, valorizavam a importância da atividade e dos poderes do Estado soviêtico, Lenin se empenhava cada vez mais em buscar formas de organização que exprimisse melhor a nova estrutua social e facilitassem a atividade estatal da nova classe dirigente e de seus aliados. Sua crítica investia contra todas as tendências que podiam levar a um isolamento do Estado, a uma ruptura entre este e as forças sociais que ele representava.
E assim Lenin via que o Estado operária e camponeses era uma abstração e que se desenvolvia era um Estado dos operários e camponeses com perigosos vícios burocráticos. E nessa burocrátização, fenômeno pela qual Lenin compreendiam as manifestações de afastamento da máquina estatal da sociedade e de suas necessidades, bem como em todos os obstáculos à ação de autogoverno da sociedade em seu conjunto que Lenin via o principal perigo, porém ele achava possível combater isto, não através de campanhas particulares, mas sim despertando as grandes massas para a atividade política, levando -as a atividade política, levando a essas atividades levando com que participasse realmente na vida e nas decisões do Estado, e por outras palavras aprofundando e aperfeiçoando a democracia e suas formas de organização. Cada vez mais se notava que a nova essencia social do Estado socialista não trazia nenhuma expressão democrática espontânea.
E essa é uma das direções de análise e de reflexão política e de organização de Lenin.
E sobre isto é necessário sempre refletir, estabelecer momentos de formação, discutir as exaustões, ter um diálogo frutífeo pra entender os caminhos que os partido tomam. Essa reflexão é feita em cima de algumas considerações do ProfessorFratisek Chamlik, de direito Constitucional da Faculdade de Praga.

Manoel Messias Pereira

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Um dia na História

No dia 24 de setembro de 1948, terminava com repressão policial a Primeira Convenção Nacional de "O Petroleo é Nosso".
Plante flores pra enfeitar a vida, pra sermais colorida, e entender que amanhã terás no ar mais perfume,
O nosso futuro são as crianças, pensem nelas eduquem-as como filhos, como alunos, como seres humanos, como quem desejas viver, pra felicidade,

Na escolA É UM LUGAR PRIVILEGIADO, as crianças necessitam estar preparadas em casa ou por quem educa-as, para o encontro de seus direitos e de respeito. Crianças podem ser a esperança, mas ainda dependem dos adultos.


As leis, as idéias, os seres adultos necessitam entender que todas as crianças precisam de proteção, de ambiente saudavel. De ética, de brincar, de alegria. O processo com a criança é do lúdico, e o adulto precisa ter com elas respeito.



Greve

Os bancários de São José do Rio Preto-SP, decidiram em Assembléia entrar em greve por tempo indeterminado a partir de hoje.
Hoje os sindicalistas estão as portas das agências bancárias, sobre a paralisão.
A decisão partiu, em razão de que a prposta patronal feita pela Federação dos Bancos - Fenaban, de reajuste de 4,5, a partir da data base que é 1o. de setembro.
Já os bancarios desejam a reposição da inflação mais 5%. Daí a greve segundo Aparecido Roverone.

Manoel Messias Pereira

Musica em línguas Raras


A cantora Tetê Spindola e o compositor frances Philippe Kodosch lançam hoje e amanhã o CD "BabelEyes - Musicas das Línguas virgens" criados a partir de línguas mortas ouameaçadas. O show contam também com com Cássia Carrascosa (flauta) Adriana Holtz (cello) e Sandro Moreno (percussão, isto no Sesc Santana em São Paulo, na Av. Luiz Dumont Vilares, 579. Classificação indicativa para 12 anos.

O Espírito da entimidade

Burquina Faso
Costa do Marfin

Togo


O livro de Sobomfo Somé,o Espirito da Intimidade, fala da cultura do grupo etnico Dagara da África do Oeste, que nasceu e foi criada em Burquina Faso.



Na verdade este livro fala sobre o ensinamento ancestrais africanos sobre o relacionamento.



O povo Dangara, é encontrado principalmente nos países de Gana, Costa do Marfim e Togo.



No interior destes países, em sua fronteira norte está Burkina Faso, que se chamava Volta Superior. Em 1984, o governo de Volta Superior decidiu que o seu nome colonial era muito complicado e escolheu um novo que significa "a terra dos anscestrais orgulhosos".



Em 1882 quando o conselho europeu na Belgica tentou dividir esse grande continente acabando de separar o povo Dagara.



E essa história se parece e muito com os outros grupos etnicos em África. Vale sempre ressaltar que a divisão da Africa, é algo que foi imposto pelos europeus, e pelo processo de imperialismo, político militar e todos os conflitos, foram mediculosamente traçados em cima disto.



No Ocidente poucos falam da beleza, e do respeito que este povo africano deve receber por parte da comunidade internacional.



A minha intenção é mostrar um pouco desta beleza, através de fotos destes países, mesmo sem o conhecimento da cultura Dagara. Mas entendendo que somos irmãos de uma mesma anscestralidade e de um mesmo respeito, somos seres da raça humana, em que buscamos a nossa humanidade na transformação social em compartilhamento de respeito.
Manoel Messias Pereira
professor e poeta
especialista em africanidade.

Lula na Onu

Com a violência estabelecida em Honduras, por parte do Exercito contra a populção que deseja a normalidade democratica e a volta do presidente eleito Manuel Zelayia, temo o presidente Lula, chegando e tendo uma missão na ONU.
O presidente brasileiro na aberturA da Assembléia anual da ONU, fez um discurso para a comunidade internacional. Comentou sobre a crise econômica, fala da necessidade de uma governança internacional, fala numa refundação econômica pra estabilidade mundial, fala das resoluções das questões climáticas, Fala do Brasil como gigante do petróleo eprioriza a questão da energia verde. Chama a atenção do Conselho de Segurança da ONU, pras questões que envolve o golpismo em Honduras.


Estas imagens mostram com obviedade, a situação do tratamento do atual presidente golpista em Hondura, trata o cidadão naquele País.Um absurdo.
Manoel Messias Pereira


Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog