quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, foi instituído pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva através da Lei 11635, de 27 de dezembro de 2007, e a data deve ser celebrada anualmente no Brasil, como parte do calendário cívico da União.
A necessidade da instituição desta data está relacionada, com o contexto de violência que vai da perseguição, da discriminação social, do preconceio, do raciasmo e chega até a morte.
E a vioLência religiosa não se dá apenas de uma religião para outra, no caso dos muçulmanos, cristãos, judaismo, budismo ou coisa assim, até mesmo em grupos religiosos que professa e acredita no mesmo objeto de Fé. Exemplo dos cristãos, como católicos, protestantes, anglicanos e evangélicos.
No ano de 2008, em São José do Rio Preto-SP, como parte do Mês da Consciência Negra, o Conselho Afro de São José do Rio Preto-SP, organizou no Auditório B, do Instituto Biociências e Ciências Exata - Unesp, um diálogo, importante que contou com a presença, de um padre, de um pastor presbiteriano, de um pastor Mormon, e de um Babalaô,e todos discutiram exatamente isto, e chegaram a conclusão que todos são filhos da mesma genesis, e o que falta é respeito e ética, pra um possível diálogo de Paz.
O cantor Gilberto Gil, no seu CD Eletroacustico, compôs e interpreta uma música que se chama "Guerra Santa", na qual ele como músico, como poeta, cantor e sensível a essa causa, de um diálogo de Paz, foi muito feliz e contribuiu para a conscientização através da canção popular.
Este é um dia para que todos possam transmitir o respeito entre os seres da mesma espécie, pregando sempre a idéia do amor ao próximo, do respeito, a paz entre as relações sociais. E é nesta construção que podemos ver um compartilhamento de esperança para o mundo.


Manoel Messias Pereira
professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog