sábado, 13 de fevereiro de 2010

Costa do Marfim e o aperfeiçoamento democrático

Este é o continente Áficano e a localização de costa do Marfim
Cpital da Costa é Yamoussukro

Esse é um bairro popular


essa é a beleza das praias da Costa
O Presidente Laurent Gbagbo, dissouveu o governo e a Comissão eleitoral nesta sexta-feira dia 12 de fevereiro de 2010, pois a disputa poderai atrapalhar o processo de Paz de Côte d'Ivore, como falam em frances.
O governo está dissolvido e Gbagbo pediu ao primeiro Ministro Guilherme Soro, que forme um Novo governo até 15 de fevereiro de 2010.
A dissolução ocorreu depois de uma decisão de Soro, nesta semana, de suspender o registro de eleitores indefinidamente por causa das tensões, e pondo em dúvida quanto já adiada eleição presidencial, ou seja quando ela ocorreria. Vale informar que Costa do Marfim é formado por aproximadamente 60 (sessenta) grupos etnicos entre eles Baolé, Bete, Agni, Malinka, Dan, e Lobi. e para essa região foram atraídos franceses e portugueses. A sua história desde a independência até a morte de Felix Houhoet Boigny, em 1993, ele atuou como presidente. A Republica da Costa do Marfim é um País com 20.617.068 habitantes.
Nós brasileiros em São José do Rio Preto, trouxemos e apresentamos dois filmes da Costa do Marfim na Semana de Cultura Afro-Brasileira que ocorreu, no Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, numa noite chuvosa de maio de 1982.
As eleições são necessárias para encerrar os anos de instabilidade e impasse depois da guerra de 2002 e 2003, que dividiu em dois um dos principais produtores de cacau do mundo, deixando o norte nas mãos dos rebeldes.
O pleito vem sendo adiado várias vêzes desde 2005, mas foi marcado pro final de fevereiro de 2010 ou início de março. Porém a uma indefinição, mas o importante que a Costa do Marfim busca o seu aperfeiçoamento democrático.
Manoel Messias Pereira
professor de História



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog