quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Gildo Marçal Brandão - Presente

Falece o Professor Gildo Marçal Brandão, professor de Ciências políticas da USP, ex-militante do PCB - Partido Comunista Brasileiro. Foi o primeiro Editor do Jornal A Voz da Unidade, cargo que exerceu durante quase cinco anos.

Brandão era natural de Alagoas, graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco, lecionou na Unesp, na Escola de Sociologia Política da PUC e finalmente na USP. Com a carreira acadêmica afastou-se um pouco do partido, mas nunca rompeu com o mesmo, no plano intelectual foi influenciado pelas idéia de Antonio Grmsci, e ao lado de intelectuais como Nelson Coutinho, Lenadro Konder, trabalhou pra desenvolver um conceito de esquerda no Brasil. Bandão era pós doutor pela Universidade de Pittssburgh em teorias política.

Brandão era casado com Simone Coelho, filha do jornalista e ex-deputado comunista Marco Antonio Tavares Coelho, e deixa dois filhos. Sua morte se deu por enfarte na prai da Baleia em São Sebastião. E seu corpo será cremado hoje no Cemitério da Vila Alpina, na Avenida Francisco Falconi,433.


É uma perda irreparável para a academia política, e como quadro intelectual, que esvai, a sua familia fica as nossas condolências.


Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog