quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Palavra de Nelson Mandela

Para usar uma outra frase famosa de outra transição histórica, estamos presentes na criação. Sendo assim, há necessidade de desenvolver um senso de ordem no mundo. Para isso, é preciso estabelecer um vínculo direto entre membros responsáveis da comunidade das nações, e a estabilidade e o progresso em termos globais. A recíproca é verdadeira: se os países querem usufruir os direitos da comunidade, precisam agir com responsabilidade.

Os filósofos ensinam que os direitos de cidadania resultam da partilha de valores entre a causa comum. Nos preparativos para o novo século, cada país deve se constituir a partir de um conjunto de propriedades comuns, com o objetivo de ancora´s-las no âmbito de uma nova ordem mundial legítima.

Neste contexto, o resultado da política externa sul afriana será encontrado na qualidade de sua política interna. Meu governo quer que a África do Sul seja o símbolo de um mundo em os diferentes povos possam viver em paz. Também a qualidade do governo se refletirá na própria política externa do país. A África do Sul estará entre os países cujos esforços são no sentido de promover e adotar sistemas de governo democráticos.

Não pode haver um sistema para a África e outro para o mundo. Se há uma lição a ser extraída da história da África pós-colonial, é que o governo responsável é um bom governo.


(este é um fragmento, das palavras que Nelson Mandela deixou na Reflexão No Final do Século XX) Lançada pela Edioro



Manoel Messias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog