sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Raul de Castro destaca a Celc


O Presidente cubano Raul Castro, fez um destaque a criação da CELC - Comunidade dos Estados Latino Americanos e Caribe.
O chefe de Estado do Cuba, argumentou que a criação da Nova Comunidade regional se justifica pelo fato das maiores das regiões do mundo terem suas prórpias organizaçãoes, independente de alguns de seus membros pertencerem a outros organismos ou agrupamentos regionais.
A nova instituição possui 24 (vinte e quatro) países membros da região e não contam com a presença os Estados Unidos e do Canadá.
Esta entidade se caracteriza pela respeito as diversidades culturiais, as distintas dimensões geográficas e econômicas e os diferentes envolvimentos sociais.
Esta nova entidade assume o espolio do Grupo do Rio e da Calc. O nome definitivo será definido ao longo de sua consolidação, estando as próximas reuniões prevista para a Venezuela em 2011 e o Chile em 2012.
Raul Castro também aproveitou e fez referências ao haiti, dizendo que o terremoto que atingiu Porto Príncipe e arredores provocou a morte de 217.000 pessoas. recordou que este foi o País que protagonizou uma revolução social dirigida por escravos haitianos, vitoriosos na história da humanidade e naquele momento o único território independente da América Latina. Por iso este país irmão merece um esforço internacional para a sua reconstrução.
Informou ainda que Cuba já presta assistencia médica com 1429 colaboradores de saúde, sendo 406 médicos residentes internos e estudantes haitianos no 5. ano de medicina proveniente de Cuba.
Segundo Raul de Castro, Cuba assim como a Venezuela e os demais países da ALBA - Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América, tem como propósito de manter e incrementar esse esforço, disposto a cooperar com todas as nções, sem exceção, para ajudar o povo do Haiti e o seu governo. E terminou com essa frase "Cuba está disposta a partilhar a sua pobreza com os que tem menos em primerio lugar com os que mais necessitam."
Manoel Messias Pereira
professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog