sábado, 13 de fevereiro de 2010

Terremoto sacode as águas de Tonga



Um teremoto de 6,3 graus sacudiu as águas de Tonga no Pacífico Sul. O tremor foi registrado ontem a 96 Km da capital Nuku'Alofa e o epicentro foi localizado a 21,92 graus de latitude Sul e 174,80 graus de longitude a Leste e a 10 km de profundidade sob o nível do mar.
As Ilhas Tonga estão fora do chamado Anel do Fogo do Pacífico, conhecidos por suas atividades sismicas, mas registram atualmente tremores devido a atividades de vulcões submarinos.
A capital da Ilha de Tonga é Nuku'Alofa e possui aproximadamente 25.000 habitantes, a cidade localiza-se na Ilha de Tongatapu. Geograficamente Tonga é um estado da Polinésia, que ocupa as Ilhas do mesmo nome, e são chamadas de ilhas amigas.
Historicamente são povos que vivem ali desde 1500 a.C desdem dos povos lapitos, que eram um povo avançado, que viviam da pesca e horticultura, além de produzirem cerâmicas.
Politicamente vivem numa monarquia constitucional , representada pelo Rei, Taufa Ah Au Tupou V e tem como primeiro ministro o Sr. Feleti Sevele, falam o ingles e o tongonês, seguem na sua grade maioria a religião cristã, sendo que a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias, tem a grande maioria de adeptos, depois a Igreja Wesleyana Livre, Católicos e a Igreja Livre de Tonga.
Este fato sobre os vulcões e sobre este terremoto assusta um pouco, mas é preciso lembrar que em 2009, aquele povo de Tonga e Samoa foram vítimas do Tsunami. registramos isto neste blog apenas didaticamente.
Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog