domingo, 21 de março de 2010

As Heroinas de Angola


As Heroinas de Angola, é o título do livro, da escritora cubana Libânia Jimenez Rodrigues "Nancy" e foi lançado neste dia 18 de março de 2010, quinta-feira na cidade de Luanda - capital de Angola, na sede provincial do MPLA.
O livro retrata a destacada participação de Deolinda Rodrigues de Almeida e suas companheiras Irene Chen, Engracia Paina, Lucrécia dos Santos e Tereza Afonso, na luta contra o colonialismo português e a sua incorporação como combatente do esquadrão Kany.
A obra aborda a preparação e treino a que elas foram submetidas em 1966 por cubanos internacionais cuja a arriscada missão consistiu em levar reforço da fronteira congolesa até a primeira região política - militar no norte de Angola.
A escritóra evidencia no livro, como as dirigentes da Organização da Mulher Angolana (OMA) sobreviveram a clandestinidade e no seu regresso via Zaire hoje República Democrática do Congo, foram presas nos arredores da pequena vila de Kamina pela Frente Nacional de Libertação Popular de Angola (FNLA)
Com este livro enriquecido com os dados recolhidos em Angola, a autora pretende mostrar como a mulher angolana deve continuar a obra de Deolinda.
A autora Libânia Rodrigues, nasceu em Cuba em 1936 e ainda estudante de magistério incorporou-se na luta pela clandestinidade contra a ditadura de Fugencio Batista. Foi membro das Forças Armadas Revolucionárias e passou para a reserva com o grau de tenente - coronel. Foi fundadora do Partido Comunista de Cuba e além deste livro, já lançou "De peito limpos" e Mulheres sem fronteiras.
Manoel Messias Pereira
professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog