domingo, 21 de março de 2010

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

O Massacre de Sharpeville em 21 de março de 1960

Protesto contra a política do Apartheid


Em 21 de março de 1960, quando na África do Sul ainda estabelecia-se o Regime do Apartheid ou seja o desenvolvimento em separado de seres humanos brancos e negros, na qual pela falsificação histórica o negro deveria estar sempre servindo aos brancos. E era proibidos conversas ,contatos, namoros, casamentos, relações sexuais, e os negros que ali viviam pra locomover-se necessitavam de um Passe, o que revoltava a comunidade negra. Neste dia como protesto a população negra sairam as ruas sem o passe e desarmadas. E assim passaram a desafiar o poder do Estado, que tinha essa política separatista desde 1948, quando chegou ao poder o Partido Nacional de orientação fascista.

Devido a essa insubordinação ao Estado a polícia e o exercito, foram instruidos a atirar nos negros pelas ruas, e o que aconteceu nas cercânias de Verecing, em Joanesburgo Africa do Sul, que 69 pessoas acabaram perdendo a vida e mais 186 pessoas ficaram feridas, entre as quais a maioria mulheres e crianças e mortas pelas costas, o que leva a crer que o governo racista na oportunidade fez uma execução em praça pública.

A Africa do Sul assim como todo o continente africano foi submetido ao processo do capitalismo industrial chamado de imperialismo, e apesar de 17% da população ser de brancos provindos da França, Inglaterra, Holanda e Alemanha, essa minoria passou a deter 87% das terras, e os negros ficaram submetidos aos bantustões e só poderiam caminhar por bairros brancos se fossem para trabalhar.

Em memória dos tombados em Shaperville a ONU - Organizaçãodas Nações Unidas instituiu o Dia Internacional de Luta contra a discriminação Racial.

No artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as formas de Discriminação diz o seguinte:

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferencia baseada no critério racial, cor ascendência, orgigem étnica ou nacionalização com a finalidade ou efeito de impedir, dificultar o reconhecimento e exercícios em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos políticos, econômicos, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública."

Com base nestes apontamentos, o mundo passa a reverenciar essa data, porém ainda há muitas tarefas a serem cumpridas pelos homens e mulheres, que deveriam pautar a sua vida pelo respeito, pela dignidade, pela compreensão, mas ao invés disto, alguns seres humanos estabelece o preconceito o racismo como sólida bandeira ideológica ou política, infelizmente.






Manoel Messias Pereira
professor de História





Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog