sábado, 27 de março de 2010

O racismo no Esporte

O Jornal A Folha de São Paulo, trouxe um assunto de nosso interesse, a questão do racismo no esporte. e a questão vai ser tema da ONU, esse foi um tema apresentado pelo Brasil e por países africanos e aprovado por unanimidade no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra.

O que todos querem é medidas efetivas pra extirpar de vez, a xenofobia, e a intolerância ligada as questões raciais, nos campos e nas arquibancadas. A embaixadora brasileira na ONU, Maria Nazareth Azevedo, na sessão "Racismo e Discriminação" diz que esses dois elementos são incompatíveis com o esporte.

A resolução tem como gancho a Copa da Africa do Sul deste ano e a de 2014 no Brasil. Episódios de racismo acontecem a toda a hora, mas diz o embaixador nigeriano, Ostandinma Anaedu "A resolução sublinha a necessicada de investigar incidentes raciais, combater a impunidade e tomar medidas no campo do esporte."

Os sul-africanos conseguiram os direitos para exibir no Palácio das Nação o filme "Invictus" do americano Clint Eastwood, que mostra como o ex-presidente Nelson Mandela usou um esporte restrito aos brancos, orúgbi, para unir um país segregado. O resultado?Embaixadores Comovidos.


Manoel Messias Pereira
professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog