sexta-feira, 19 de março de 2010

Um dia na História

Em 19 de março de 1937 -Descoberta empastelada oficina gráfica clandestina do PCB e foram realizadas várias prisões de comunistas pela polícia de Getulio Vargas

Na Rua Pedro de Carvalho 37 na Boca do Mato travou-se um forte tiroteio sendo efetuadas várias prisões e aprensões de documentos e de uma estação transmissora de rádio. (memória do PCB)
Em 19 de março de 1852 - João Bernardino de Seixas Ribeiro fundou São José do Rio Preto. erguendo um cruzeiro e uma capelinha. No interior do Estado de São Paulo, chamado a boca do sertão.

Em 19 de março de 1898, morreu aos 36 anos de idade, o maior poeta simbolista da lingua portuguesa, o negro Cruz e Souza, (foto) acima. Numa das mais trágicas vidas da história da literatura do Brasil. Filho de escravos teve todo o dia de preconceito e discriminação. E até hoje a Universidade brasileira tem resistência em organizar trabalhos sobre Cruz e Souza.


Em 19 de março de 1849 -Aconteceu a Revolta do Queimado - Principal Movimento contra a escravidão no Espirito Santo-Brasil




Em 19 de março de 1870 - No teatro Scala em Milão estreiava a Opera o Guarani de Carlos Gomes com o livreto de Antonio Scalvini baseado no romance de José de Alencar.No fundo foto do Teatro.




Em 19 de março de 1859 - Inspirado na celebre obra Goethe uma das principais óperas, estreiava o espetáculo no Teatre Lyrique de Paris (foto) acima




Em 19 de março de 1534 - nasceu o Padre José de Anchieta, em São Cristovão da Laguna, Tenerife Ilhas Canárias na Espanha.







Em 19 de março de 1955 - Moreu o camarada Alberto Araujo, professor e membro do PCP - Partido Comunista Portugues







Em 19 de março de 1964 - Ocorreu em São Paulo a reacinária Marcha intitulada "Marcha da Família com Deus pela Liberdade". Contra os valores éticos, o respeito e a solidariedade e internacionalismo pregados pelos comunistas.









Neste dia 19 de março de 1943 - Ficou conhecido pelos judeus como o Dia da revolta do Gueto de Varsóvia. Quando os judeus se rebelaram contra os soldados nazistas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog