terça-feira, 6 de abril de 2010

O Movimento Operário e o Socialismo


No final do século XIX, vislubramos na Inglaterra uma aproximação do movimento operário com o socialismo.

O socialismo entendido como uma contestação ao individualismo liberal, corporifica-se como uma resposta aos problemas sociais criados e gerado pelo sistema capitalista.

Os primeiros socialistas foram chamdos de utópicos. Entre estes , vamos encontrar Robert Owen, que eraonstruiu casas para os seus funcionário um diretor infglês de uma grande industria texteis de New Lanark. Que passou a organizar algumas modificações, em sua organização como casas para os seus funcionários diminuiu a jornada de trabalho para seus funcionários, mas não era um socialista mas no mínimo um patrão esclarescido. Outro foi Charles Fourrier, comerciante francês, que acreditava no cooperativismo e em associaçãoes. Defendia a criação dos falanstérios, que eram edifícios comunitários, idealizados para se atingir a felicidade humana. Ou Saint Simão, que propunha a livre empresa e a continuação do lucro capitalista desde que eles assumissem as responsabilidade social. Ou Louis Blanc, que preconizava a criação de oficinas sociais, que deveriam ser criadas pelos capitalistas ou pelo Estado..


E antes disto tivemos movimentos importantes como os luditas que surgiram em 1811, e que acreditava no poder de destruição das máquinas responsáveis , pelo desenvolvimento capitalista.O desenvolvimento é bom para os ricos mas os pobres continuam sendo explorados. E em 1830, surge o movimento cartista. Os operários criaram a Associação dos Operários na Inglaterra, que foi considerava ilegal. Desta forma e desta associação partu em 1837 o aparecimento da publicação da Carta do POvo. Nesta carta propunha o sufrágio universal masculino, o voto secreto, a remuneração dos parlamentares. Greves passeatas e comícios. O parlamento ingles no entato recusou a Carta do Povo. E o movimento se esvaiu por volta de 1848


E aparti daí, os operarios dirigiram, para a formação das Trades Unions que eram associações de trabalhadores e vão dar origem aos sindicatos, que tiveram no primeiro momento um papel meramente assistecialista. Posteriomente foram procurando formalizar os objetivos que garantiram as suas tranformações sociais.




Manoel Messias Pereira

professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog