domingo, 25 de abril de 2010

Os indígenas reividicam os seus direitos em Porto Velho

Neste sábado dia 24 de abril de 2010, aconteceu no Distrito de Mutum-Paraná, a audiência, da Comissão Parlamentar de Inquerito, que apura o indício de irregularidade nas verbas indenizatórias das obras das Usinas Jirau e Santo Antonio, no Rio Madeira, quando foram ouvidos os membros da comunidade indígenas e garimpeiros.

O lider da tribo Kaxarari, cacique Zezinho, diz que "A Funai é o orgão responsável pela comunidade indígena, mas foi omissa, foi irresponsável a partir do momento em que não se envolveu no processo de indenizações as comunidades indígenas ribeirinhas." "Tem muita gente pressionando pra aceitar o que eles determinam, nós estamos sós nesta luta, a Funai é omissa. Nós somos brasileiros e devemos ser respeitados, e aqui só há uma parcela da comunidade indígena"

Os indios deram 30 dias para o consórcio de Jirau apresentar uma solução para o processo de indenização. De acordo com o lider indígena Edvaldo Alves Brito, os moradores esao sendo lesados. É indiscutível o direito dos pequenos produtores em receber a sua compensação de até dois mil reais mensais, mas o que eles querem é dar uma indenização de um salário mínimo pelo período de um ano.

Os representante dosgarimpeiros Sr. Maique Barbosa, diz "tem muita gente passando fome. Eu estou aqui representando os trabalhadores que estão sendo abandonados"não desejamos promessas só os nossos direitos.

O representante do Consorcio Sr. Charles Ferreira diz "Há um programa de remanejamento com bases em estudos ambientais e sociais, se há algo que desagrade uns, ou a todos, o consorcio só está cumprindo os estudos. E trabalharemos juntos a Funai. O Ibama já anunciou que estará cadastrando a todos.



Os indios ficaram o tempo todo indignados e reclamando um tratamento de respeito por parte das autoridades públicas e vale informar que estamos num ano eleitoral

O deputado Tsiu tem a preocupaçaão com a capacitação de todos os trabalhadores, já o Deputado Valter Araujo diz que sua preocupação e a sua prioridade é o comercio. No final do encontro foi entregue a CPI, uma lista das reivindicações indígenas. Pelo visto autordades brasileiras tem dificuldades em entender o ser-humano brasileiro.




Manoel Messias Pereira
Professor de História



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog