segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia Nacional dos Ciganos

Neste dia 24 de maio, temos mais uma comemoração do dia Nacional do Cigano, data que passou a ser comemorada desde o ano de 2007. Abaixo temos uma barraca como é a tradição cigana.

No Brasil a data foi instituída pelo Presidente Luiz InacioLula da Silva e neste dia também é
lembrado a Santa padroeira, Santa Sara Kali. e a festa tem vários eventos que estimula a solidariedade e a confraternização de todos.


Decreto assinado pelo Presidente Lula




Mamberti (falecido), com membros da comunidade cigana.
O Brasil é o primeiro país a homenagear com uma data a comunidade cigana. Os ciganos estão habitando todo o planeta com exceção do Japão.
Essa é uma população de baixa renda e que necessita de uma política pública do Estado pra garantir a sua sobrevivença.
Hoje a comunidade pede uma revisão nos livros escolares, para contemplar a comunidade cigana, que são povos pacíficos, mas que em momentos que foram precisos lutar estiveram em lutas coloniais como a Guerra dos Farrapos, Guerra dos Emboabas, nos Quilombos dos Palmares, conforme conta a Sra. Yaskara Guelpa, do Centro de Estudos e Preservação da Cultura Cigana.
Assim sabemos que o Brasil é um país preconceituoso, que tem inclusive que repensar o seus dicionários que colocam adjetivos não muito simpaticos quando falam de ciganos, sem contar a literatura brasileira.
Segundo consta, entre os ciganos a pessoas que ficaram famosas mas nunca revelaram que eram ciganos ou descendentes, por exemplo o palhaço Carequinha, o cantor Sidney Magal, a cantora Rosana, Dedé Santana, o falecido Ze Rodrigues, Jorge Mauther, Frederico Garcia Lorca, Rita Hayworth, Charles Chaplin e até Juscelino Kubstscheck, que seria neto de ciganos europeus.
Para maiores informações temos o Museu Escola da Cultura Gigana, que fica na Rua Igaraçu, 146 - Vila Floresta em Santo André . Tel 11 68292164.
Reflexão
É preciso manter um pleno diálogo de Paz com toda a comunidade, resgatando valores, e coibindo o preconceito. No dia 21 de maio deste ano a ONU, instituiu o Dia Mundial da Diversidade Humana, isto penso que é bastante providencial, pois o mundo necessita do respeito ao outro e não violências e discriminações.
Manoel Messias Pereira
professor



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog