domingo, 23 de maio de 2010

Mec quer unificação dos Concursos de docentes

Ministro da Educação -Professor Fernando Haddad
O MEC Ministério da Educação, está propondo a unificação dos concursos de professores, que desejam trabalhar na rede pública seja na esfera Estadual ou municipal. Para isto o Ministério está apenas aguardando os prefeitos e governadores aderir a idéia.
Até o presente não se sabe se a seleção unificada será realizada com um teste único ou se na lisata de classificação, deverão ser considerados outros fatores como o currículo dos candidatos, títulos academicos e conhecimentos das especificidades sociais, econômicas dos Estados e municípios onde pretendem atuar.
Apesar disto o MEC tem pressa e pretende iniciar o exame em 2011. Os conteúdos exigidos serão submetidos a consúlta pública durante 45 (quarenta e cinco dias) a partir da próxima semana. Após ese prazo o MEC elaborará a matriz que servirá de base para a formulação das questões.
O Ministro Fernando Haddad, alega que os concursos estaduais e municipais para professor tem baixa qualidade e que a centralização do processo é instrumento adicional para qualificar o magistério público. Mas por outro lado vemos que no passado, o MEC desejava unificar os vestibulares mas não conseguiu.
Essa questão da unificação segundo os especialistas em educação acaba indo na contramão da história já que dizem tanto na descentralização da gestão educacional e na adequação da escola de seu corpo docente a realidade regional.
Reflexão
Não se iluda este ano de 2010 é um ano político, e não há projetos em disputas, o que estes governos fizer pra aparecer é lucro.
Manoel Messias Pereira
Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog