sábado, 29 de maio de 2010

Toyin Adewale fala sobre a mulher e a literatura hoje

A escritóra nigeriana Toyin Adewale - Gabriel, que se encontra em Angola a convite da União dos Escritores angolanos, afirmou ontem , dia 28 de maio sexta feira, em Luanda, "a mulher é parte integrante da literatura e que deve merecer o seu lugar sem olhar discriminante da crítica masculina".

A escritora é autora de "Brea King The Silencie" que em português "quebrando o silencio". Ela afirma que na Nigéria assim como em alguns países da África, as mulheres encontram dificuldades pra editar as suas obras, fato que concorre negativamente para a produção literária feminina no continente.

Toyin Adewale - Gabriel, classificou a mulher como um "Ser divino" e a altura de qualquer desafio, não sendo positivo que seja olhada como ser inferior e relegada a um segundo plano.

Entre os seus livros consta "Naked Teslimonus - 1995" e "Die Aronmaforscherin 1988" e Flockernde Kerzen de 1999" Em 1995 recebeu a Menção Honrosa nos premios de poesia da Associação de Autores Nigerianos e em 2001 o seu poema "Slelter of rain" ganhou o 3. Premio da Sociedade Musical de premios de poesias da Nigéria, além de receber o Prêmio de Contos da Libery Merchand Bank, e receber o Prêmio Excelência de escritos criativos pela Owo Versity Literário e pela Sociedade de Estudos ingleses.

Atualmente Toyin, é membro da Akademie Scholoss Solitude, sendo escritora residente em Vila Wal'berta (Alemanha) e no Centro Báltico para escritóres e tradutores em Bisby na Suécia.

Em 1991 ela fundou a Associação das Mulheres escritoras da Nigéria.




Manoel Messias Pereira
professor e poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog