sábado, 1 de maio de 2010

Um dia na História

Dia 01 de maio de 2004, a cidade de São José do Rio Preto-SP, empobreceu, falecia a Sra. Dinorath do Valle, de enorme valor cultural. A jornalista, a professora, a dirigente sindical, a historiadora, a artista plástica, a escritora e a roteirista de cinema.

A mulher simples, sentada com seu vestido todo bordado com linhas que ela mesma confeccionada, sempre de vestido de algodão cru, escreveu e deixou um legado jamais feito neste município.
Foi Diretora da casa de Cultura que ela ajudou a Fundar, foi escritora e ganhou premio com os livros "O Vestido Amarelo", laureado com o Premio Governador do Estado. O livro "Pau-Brasil" foi laureadocom o Premio "Casa de Las América" de Cuba, Escreveu e foi premiada com Jogos Florais Luso Brasileiro em Portugal, escreveu Contos eôticos da revista Status e foi vencedora, Vencedora do Concurso de Contos do Paraná, recebeu o Premio como roterista de cinema o seja o Premio Charleston da Carolina do Norte, Escreveu ainda Historia do Municipio para criança, Memoria do Menino do Povo, Toto Piruleta e o menino do povo, Jornais de Rio Preto 1994. Foi Coordenadora da Apeoesp de São Jose do Rio Preto-SP.

Quando a cidade pensa Dinorath do Valle, que hoje é nome da casa de Cultura e da Escola no Bairro São Marcos, acredita que foi um sonho que passou pelo município. Mas tenha a plena consciencia foi uma mulher que fêz da sua existencia a excelência do viver a arte e a cultura.


Em 01 de maio de 1786 - Estreia a ópera "As Bodas de Fígaro" de Wolfgang Amadeus Mozart em Viena


Em 01 de maio de 1943 - O presidente Getulio Vargas sanciona o Decreto-lei unificando as leis trabalhista e criando a CLT -Consolidação das Leis trabalhistas

Em 01 de maio de 1961
O presidente Fidel Castro declara Cuba, um país socialista



Em 01 de maio de 1948 - A República Democrática Popular da Coreia é criada sendo Kim II Sung o seu primeiro presidente.






















Kim II Sung -Presidente da Coreia do Norte


































































Em 01 de maio de 1950 - A Operária e militante do PCB, Sr. Angelina Gonçalves, é assassinada em passeata no Rio grande do Sul, na mesma ocasião em que mataram o pedreiro Euclides Pinto, o portuário Honorio Alves de Couto, e o ferroviário Oswaldinho Correa.








Hoje é dia de cantar parabens pra atriz Farah Fath, nascida em 01 de maio de 1984







Hoje é o aniversário da atriz Caitlin Starcy, nascida em 01 de maio de 1990







Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog