segunda-feira, 14 de junho de 2010

Chê na História

Endurescer sempre sem perder a ternura jamais
Ernesto Chê Guevara e Fidel Castro

Ernesto Chê Guevara de La Serna, nasceu na Argentina, em Rosário no dia 14 de junho de 1928, seus pais eram Ernesto Guevara Lynch e Célia de La Serna, descendiam de familias aristocrátas. Aos dois anos ficou doente, com asma e a familia mudou-se para Córdoba. Seu pai passou a ensinar todo o tipo de esporte, a fim de curá-lo. Tímido retraído Che gostava mwsmo era de ler, e estudar literatura, política e filosofia.




Adolescente percorre de bicicleta a Argentina. Já universitário viaja por quase toda a América Latina com o seu amigo Alberto Granados. E foi a partir dessa viagem que começou a se expressar como um latino americano e nãoapenas como argentino, ao notar o desamparo, a exploração e a miséria em que encontrava nossocontinente.




Em arço de 1953, concluiu o seu curso de medicina. Graduado como alergista resolve trabalhar na Venezuela, com Granados. Em La Paz, conheceu o exilado e advogado Ricardo Rojas. Roja convida-o para ir além da Venezuela e sim para Guatemala, por que ali tinha uma verdadeira Revolução Social. Desembarcando com Rojas na Guateala, onde o governo de Jacobo Arbenz, desenvolvia um governo revolucionário na qual Ernesto participou através do Instituto de Reforma agrária.




Em 1954 um golpe planejado pelso estados Unidos da América, derrubou o governo Arbenz, e Ernesto Che Guevara vai para o México, chegando no dia 21 de setebro de 1954. Conheceu Hilda gadea Acosta, tornou sau companheira e teve uma filha. Tentou a vida como fotógrafo ambulante, e depois através de um concurso vai trabalhar num hospital, sendo médico alergista. No hospital conheceu Raul Castro, irmão de Fidel Castro, e por intermédio dele acabou conhecendo Fidel Castro, que convida-o para participar da libertação de Cuba. E Chê aceita.




Com a vitória da revolução Chê, chegou aos principais cargos de Cuba, como Presidência do Banco Nacional, o Ministério da Industria, Ministro da Economia.




Como grande escritor Che Guevara foi o reporter de seu tempo, mostrou em seus livros as sagas dos guerrilheiros cubanos, discutiu teorias políticas, econômicas e sociais, da maneira mais objetiva possível, para que pudesse ser entendido por seus companheiros. Foi o criador e entusiasta dotrabalho voluntário, foi cortador de cana, construção de moradia populares. e assim 6 anos depois que as fabricas e o Pais ja produzia, escolheu ir embora pra Bolívia. Indo antes pra Congo Belga na África. Chegou na Bolívia em agosto de 1966, onde lá fora també 10 cubanos. o seu amigo e escritor francês, que encontrava na Bolívia Regis Debray, acabou indo preso, quando acaba de visitar Chê e seus companheiro. Debray foi torutrado. E confessar que Chê estava na Bolívia.




A Cia maericana entra na caça contra a guerrilha, usando 2 mil soldados, Chê acabou ficando isolado doente e sem colaboração dos campesinos e sem viveres cercados numa emboscada, no dia 8 de outubro de 1967 é ferido e preso e Higuera foi barbaramente assassinado. E 24 horas mais tarde o pensador Jean PaulSartre escrevia "Morre assim o Homem mais completo de nosso Tempo".

Um comentário:

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog