sábado, 26 de junho de 2010

Luis da Gama


O jornal a Folha de São Paulo de 26 de junho de 2010, na Folha Ilustrada, traz uma matéria que fala sobre o lider afro-brasileiro filho de Luisa Mahin, Luis da Gama, dizendo ser ele u lider abolicionista que como advogado retirava negros do cativeiros sendo considerado o primeiro abolicionista do País.

Poéta satirico, republicano e intrigante figura e sbtimada entre os vultos nacionais. Cujo a data de nascimento comemorou no último dia 21 de junho 180 anos, e duas obras bibliográfica surgiram a seu respeito, do advogado Nelson Câmara com prefácio de Miguel Reale Jr.


Embora sejas de fundamental importância, vale ressaltar que sempre a comunidade negra lembrou Luis da Gama, inclusive com a marcha dos intelectuais que os próprios jornais paulistas, tinham ciência, mas não cobriam por não dar ibope. E acreditavam coisas de folclore no sentido pejorativo.


Hoje todo mundo aparece, graças a necessidade de passar a limpo e sair da estupidez que permaneceu em branco, por boa parte de nossa história. e este comentário evidente que nenhum jornal vai deixar sair. Mas com blog temos a liberdade de expressão.
Manoel Messias Pereira
professor e poeta
São José do Rio Preto-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog