quarta-feira, 28 de julho de 2010

As execuções por enforcamento no Japão

Ministra japonesa Keiko Chiba
Contraria a Pena de Morte.
O Japão executou por enforcamento, Kazuo Shinozawa, 59 anos acusado de assassinato multiplo, ou seja matou seis mulheres em 2000 e também Hedenoni Ogata, 33 anos, que em 2003 matou um casal.
Entre os países contemporâneos, o Japão e parte dos estados unidos mantém a pena de morte. A ministra japonesa Keiko Chiba se diz contrária a esse tipo de pena e assistiu a execução e anunciou a formação de um grupo pra rever essa pena capital.
A Anistia Internacional, lamentou essa execução. E lembrou que em 2009, o Japão já havia realizado outras 3(três) execuções por enforcamento.
Tela da Reflexão
A percepção de ser lícita ou não a "Pena de Morte" varia de cultura para cultura. E mesmo no interior de culturas específicas, há visões divergentes. A tendência atual é abolir esse tipo de pena e lembramos que a Anistia Internacional havia proposto o Ano de 2000 para abolir definitivamente a Pena de Morte no Mundo, conforme a Conferência Internacional de Estocolmo de 1977. Porém Já estamos em 2010 e o problema continua. É preciso lembrar que o importante todos lutar pelo direito a vida, garantido pela Declaração dos Direitos Humanos, que contraria todo e qualquer argumento sobre a Pena de Morte capital.
Manoel Messias Pereira
professor de História
São Josédo Rio Preto-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog