sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A França está expulsando os ciganos

O povo cigano está sofrendo com a ação de expulsão, que o Estado francês faz sobre a comunidade. São aproximadamente 700 ciganos que estão deixando a França e indo para a Romênia e a Bulgária, em meios as crescentes críticas pela ação governamental.
Os primeiros 79 ciganos que concordaram com um "procedimento de retorno voluntário" seguiram-se num vôo na tarde de ontem para Bucareste.

O presidente Nicolas Sarkozy, prometeu no mês passado, uma ação contra essa comunidade. E segundo o Jornal "A Folha de São Paulodo dia 20 de agosto de 2010 página A16 Mundo" O Ministro do Interior pretende desmantelar até 300 acampamentos em situação irregular num prazo de 3 meses.

Mas a crítica diz que Sarkozy em baixa tenta criar nova vitrine para a sua política de segurança pública.

COMUNIDADE EUROPÉIA

A Comissão Européia se diz preocupada com as expulsões de ciganos da França, o porta voz da instituição Mathew Newman, lembrou que a legislação do bloco europeu determina que todos os cidadãos podem circular livremente dentro das fronteiras dos Estados -membros.

ONU

O Comitê para a Eliminação e Discriminação Racial da ONU diz ver um recrudescimento do Racismo e da xenofobia na França.

A TELA DA REFLEXÃO

Temos que rechaçar as discriminações não apenas aquelas expressas enumeradas mas todas, a terra são dos seres que habitam-a, a liberdade de ir e vir não deve ser tolhidas e os direitos internacionais dizem que todos são iguais, e precisam ter a dignidade humana, sem excessão. Se todos nascem livres e iguais em dignidade, se são dotados de razão e consciência e deve agir uns aos outros com o espírito da fraternidade, mais isto é uma sensibilidade que na verdade é a antena delicadíssima, captando pedaços de todas as dores do mundo, mas essa não é a lógica de sarkozy, infelizmente.


Manoel Messias Pereira
professor de história

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog