quinta-feira, 16 de setembro de 2010

dia 16 de setembro na história

Em 16 de setembro - Emancipação de Alagoas
O Estado que abrigou o Quilombo dos Palmares.
Alagoas pertenceu a Pernambuco, mas em 1711, tornou-se Comarca e separou em 1817 para transformar em Capitânia autonoma. A separação diz que foi uma represália do governo central à Pernambuco pela Revolução Pernambucana.

Em 16 de setembro de 1645 - Carta de Paul de Linge governador holandes da Paraíba dirigida ao Supremo Conselho de Recife, anunciando haver mandado enforcar Fernão Rodrigues de Bulhões que fora oferecer-lhe dinheiro para entregar aos patriotas brasileiros a fortaleza de Cabedelo.

Em 16 de setembro de 1973 Victor Jara, diretor de teatro, poeta, e compositor chileno foi assassinado pelo regime militar chileno.

16/setembro/1973 Nasceu em Itta Bena no Mississipe o cantor BB King
Em 16 de setembro de 1907 - Nasceu Claudionor Viana Telles Velloso a Dona Canô, na cidade de Santo Amaro da Purificação Baiana, é a mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Em 16 de setembro de 1914 - Nasceu Lupicinio Rodrigues, em Porto Alegre, compositor brasileiro

Em 16 de setembro de 1769 - Sebastião José de Carvalho e Melo recebe o título de Marquês de Pombal, pelo Rei José I, de Portugal.

16 de setembro de 1980 - Nasceu Jardel Abdul Ghani Gregório, ou simplesmente Jardel Gregório, o atleta recordista do salto triplo, brasileiro e islâmico.
Em 16 de setembro de 2001 - Bin Ladem negou qualquer envolvimentoe participação nos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos da América em nota lida por ele na TV via satélite do Qatar Al-Jazeera.
Em 16 de setembro de 1982 - Início do massacre de palestinos nos campos de Sabra e Shatila, em Beirute, por libaneses comandados por Israel.




Em 16 de setembro de 1921 - Nasceu no Rio de Janeiro, o compositor José Flores de Jesus, o Ze Kety, embora tenha sido registrado no dia 6 de outubro

Em 16 de setembro de 1977 - faleceu em Paris  a soprano Maria Kologeropoulos, conhecida comoMaria Callas

Em 16 de setembro de 1979 - a familia e o próprio Miguel Arraes, voltava do exílio, saindo da Argélia, onde estavam exilados para o Brasil.
Em 16 de setembro de 1873 - Nasceu Augusto Bastos em Benguela, tendo sido jornalista, profesor, filologo, historiador, etnólogo, compositor, pianista e artista plástico. Suas idéias eram libertárias e estivera na base das revoltas do seles e Amboin. No local acima onde está enterrado, no local em que existe a Igreja de Benguela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog