quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fotógrafo de Movimento Negro era Informante do FBI

Numa informações que circulou hoje na Folha de São Paulo de hoje, dia 15 de setembro de 2010, pagina A10- Mundo, consta que o famoso fotógrafo do Movimento pelos Direitos Humanos Ernest Withers era um informante do FBI (polícia federal americana), segundo o Jornal Americano "Commercial Appeal".

Winter segundo consta foi um dos mais proeminentes personagens do movimento pelos direitos dos negros dos Estado Unidos. E faleceu em 2007 aos 85 anos e , deve ganhar um museu no Tenessee, nos próximos dias 15 de outubro.

O fotográfo tinha aesso ilimitado a lideranças e eventos, incluindo ícone do movimento Martin Luther King. Ele não só documentava como também passava informações sobre o movimento para o FBI sob a indentificação ME338-R.

E constam que relatos do FBI desenham Withers como político informante que desde 1968/70, passou dicas e fotografias detalhando os bastidores da vida diária política e negócios da comunidade negra de Memphis, diz o jornal americano.

O FBI usava as informações para impedir atos dos militantes  e antecipar marchas. Segundo o jornal com elas, a agência pôde conter os Invasores, um grup omilitante ao estilo dos Panteras Negras, temido pelo governo de Memphis.



(Publicado hoje na Folha de São Paulo - Mundo A-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog