quinta-feira, 16 de setembro de 2010

GRES - Gremio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Rio Preto

Em ritmo de samba


Tive o prazer de ler na Coluna de Nenê Homsi, no Diario da Região de São José do Rio Preto-SP, desta quinta feira dia 16 de setembro de 2010, a informação de que no dia 26 de setembro, a tarde será feito o lançamento da GRES - Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Rio Preto. Que tem como objetivo resgatar a cultura popular carnavalesca, ou seja o desfile de carnaval de rua que há dois anos não acontece no cenário rio-pretense. Oevento brindará o lançamento da nova escola de Sãmba, com um almoço festivo no espaço denominado Crystal, e no seu desenrolar será anunciado o enredo provavelmente um tributo a Paulo Moura.

Tela da Reflexão

A cidade de São José do Rio Preto, nos carnavais que ocorriam quando ainda era jovem recordo-me que havia uma concorrência para enfeitar temáticamente toda a cidade, existiam os cordões, existiam blocos e algumas escolas de samba, produzidas no seu mais excêntricos rigores, mas revelava de uma pauperização material imensa, tanto do vestir, quanto da locomoção, mas valia pela riqueza da força de vontade. Aqui havia, Pássaro de Prata, Grupo X, Escola de Samba Crisi,Clarão Verde, Cruzeiro do Sul,Gato Verde,Céu Azul, Toca Fácil,Águia Negra, e depois veio Unidos do Eldorado, Unidos da Boa Vista, Império do Sul, Tigre Dourado, e entre os blocos do Mané da Medicina, Não empurra que é pior, Banda de Potirendaba,e ainda estiveram ajudando ao festivo de momo, a Escola Sambaderna do Rio Preto Automóve lClub, A Escola de Samba do Palestra, Escola do Monte Líbano.

Pensar o samba é lembrá-lo que pertence a cultura afro-brasileira, nasceu no Rio de Janeiro, outros dizem ou sustenta que foi na Bahia é de orgem banto, ou seja dos grupos linguísticos bantos,africanos e usam um ritmo sincopados. O primeiro Samba a ser gravado no Brasil foi de Donga em 1910. Os primeiros sambistas eram tidos como malandros e marginais e deviam ter fichas na polícia. E tudo isto está relaciondo com o abandono governamental aos negros brasileiros que após o 13 de maio de 1888, tiveram logo a seguir a Resolução 122, que proibia todos os libertos de trabalhar e quem fornecessem empregos deviam ser presos ou pagar finaças. E vale informar que no muncipio de Rio Preto, a lei não foi cumprida houve um acordo, para não porem os negros na rua. Além disto há legislação que proibiam os libertos de morar, rezar, orar, dançar em público, e foram considerados bandidos em potencial. Sendo que desde a Cosntituição de 1824 era proibido negro aprender a ler e escrever. Muitos aprendiam clandestinamente pra poder reivindicar, a sua alforria. A luta não foi fácial. Por isto no Brasil a grande expressão foi da música. E só mais tarde das letras.

O samba ao longo do tempo ganhou uma evolução, chegando até ficar mais lento, compor-se com o Jazz que também é um outro ritmo africano na América. Tudo isto é arte africana que prospera aos povos da diáspora negra no mundoé um brilho que ninguém consegue apagar. Salve o GRES -Greêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Rio Preto.




Manoel Messias Pereira
professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog