quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Morre Mono Jojoy

O Chefe militar conhecido como Mono Jojoy, de 57 anos das farc, acabou morrendo, em combate com o exeército após um bombardeio no seu acampamento, nesta quinta -feira, dia 23 de setembro de 2010.

Era uma figura mítica na guerrilha, odiado pelas Forças Militar da Colombia (governamental). Seu nome completo era Luiz Suarez, ou Jorge Suarez Briceño ou mono Jojoy, filho de camponeses, nascido em Boyacá (Norte) entrou para a guerrilha em 1975, embora há quem diga que ele está na Farc desde 6 anos.

A mãe de Jojoy trabalhou como cozinheira de Jacob Arena, o fundador da Farc -Força Armada Revolucionária e foi lá que ele instruiu-se no marxismo

Para a direita o ministro da Defesa Rodrigo Rivera, era "homem odiado, um sanguinário, cruel".

Era uma pessoa apreciada pelas Farcs, um mito.

Os Estados Unidos da América acusava Jojoy de todos os crimes possíveis, como narcotráfico, sequestro, terrorismo,rebelião, furto,porte ilegal de armas, homicídio.

Jojoy, com certeza, não tinha essas visão de acabar com o sistema de exploração do homem pelo homem, ou seja combater o sistema capitalista e isto incomodava e muito, Estados Unidos e o governo da Colômbia.


Manoel Messias Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog