sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Economia Inglesa, e a fragilidade do capitalismo

Image 5930

As últimas informações divulgadas na Europa, é que a Inglaterra, um país administrado por conservadores e liberais está anunciando um corte drástico em que desempregará 500 mil pessoas, que ocupam postos de trabalhos no setor público, além de um corte orçamentário de 83 mil milhões de libras, ou seja correspondente a 95 mil milhões de euros.

Há uma redução combinando com aumentos de impostos.

O Ministro George Osborne, das Finanças diz que não há outro caminho, para evitar que o país entra em falência.

É agora que o povo tem de pagar o déficit corrente e também a dívida acumulada.

As despesas com assistências sociais, terão redução de 18 mil milhões de libras. O setor de cultura terá que cortar 40% de despesas. E o governo propõe desmantelar todos os edifícios do Estado e recuará para niveis comparado ao perído da II Guerra Mundial.



Tela da Reflexão


Está óbvio, que este sistema não tem como reformar. E a Inglaterra foi sempre um país industrializado, que iniciou o capitalismo monopolista, imperialista, na qual todos os países em desenvolvimento, que no passado foi chamado de terceiro, quarto e até quinto mundo e quando não de subdesenvolvidos ou periféricos, seriram como mão de obra, como fornecedor de matéria prima, como povo explorado, pelo capitalismo inglês.

O tempo passou veio a idéia da globalização que nada mais é do que a produção em massa feita de forma fragmentada com mão de obras quase escravizada,ou semi escrava  com os direitos dos trabalhadores negados historicamentes e uma exploração em massa e a distribuição, de produtos nos locais em que concentram os capitalistas. Ou seja o capital é globalizados os direitos e os seguros sociais não.

Porém um elemento interessante aparece, as guerras que é uma forma de fazer comércio, ou seja as industrias de armamentos, custeam campanhas políticas, vendem bombas e tecnologias para matar para os países ricos industrializados, para que ele continuem a indústria da guerra, da morte e da destruição, sempre plantando terrorismos, interferências em Estados, não observando a auto-determinação dos povos. E assim vimos Inglaterra e Estados Unidos invadirem o Iraque, atacarem outra parte do Oriente Médio e tudo depois do 11 de setembro de 2001. Atribuiram tudo ao Taleban, a Bin Laden, mas o lider religioso continua dando as cartas e existe a idéia, de que a mesma família, que governou os Estados Unidos a anos e que mantinha antes de Obama, o seu representante na Presidencia dos Estados Unidos, estava por trás desta tragédia.

Observe o quanto gastou com a guerra a Inglaterra, e o quanto investiu nas relações sociais, ou sejam nos serviços de assistência ao seu povo e descobrirá, onde é que inicia a cratera orçamentária. Ou seja estes capitalistas fazem a sujeira e o povo trabalhador acaba pagando, a desgraça que eles planejam. Assim espero que tenham entendido essa reflexão .



Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog