quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Governo angolano prioriza a erradicação da pólio

Angop



Vice-presidente da Assembleia Nacional recebe responsável da Fundação Bill e Melinda Gates



Luanda - O Governo angolano vai continuar a prestar atenção especial à erradicação da poliomielite no país, garantiu hoje, terça-feira, o primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, João Lourenço.



Esta garantia foi dada ao embaixador da Fundação Bill e Melinda Gates, John Langue, a quem concedeu uma audiência, e que confirmou o facto em declarações à imprensa.



John Langue, cuja fundação vai financiar o programa do Governo angolano na luta contra a pólio em cerca de 17 milhões de dólares, disse ter discutido com o vice-presidente da Assembleia Nacional as dificuldades que ainda existem no quadro da erradicação desta doença.



"O vice-presidente garantiu que poderíamos contar com o apoio do Governo e da Assembleia Nacional na interrupção da transmissão do vírus da pólio em Angola", confirmou.



Referiu que um dos desafios é vacinar todas as crianças abrangidas pelo programa, devendo contar com o envolvimento dos governadores provinciais para que as campanhas de vacinação sejam de alta qualidade.



O embaixador saudou o programa que tem sido desenvolvido pelo Governo angolano para a erradicação deste mal, augurando que o mesmo atinja pelo menos 80 porcento do território nacional.



O Executivo angolano necessita de 62 milhões de dólares para financiar, até 2012, o seu programa de combate à doença, 33 dos quais já foram angariados, tendo a Fundação Bill e Melinda Gates contribuído com 17 milhões de dólares.



A visita, desde segunda-feira, de John Lange a Angola ocorre numa altura em que o país enfrenta uma epidemia de pólio, com um total de 25 casos diagnosticados desde Janeiro do corrente em oito províncias: Benguela, Bengo, Bié, Huambo, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul e Uíge.



Esta visita surge também na sequência das declarações feitas, em Washington, pelo director regional da OMS para África, Luís Gomes Sambo, sobre maior envolvimento do sector privado na melhoria da saúde no continente.



Bill e Melinda Gates é a maior fundação de caridade do mundo e a que mais tem apoiado o combate à pólio no universo. Foi criada por Bill Gates, fundador e ex-presidente da Microsoft, e a sua mulher, Melinda Gates.











































© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog