quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Autoridades angolanas visitam Minas Gerais





Autoridade angolana visita Minas Gerais para troca de experiências na área social





Divulgação/Sedese MG



Secretária Ana Lúcia Gazzola (C) durante reunião com autoridade angolana

Ver galeria de fotos BELO HORIZONTE (24/11/10) - A boa gestão e a inovação das políticas públicas para as crianças e os adolescentes mineiros têm chamado a atenção de autoridades internacionais. Nesta quarta-feira (24), a diretora para a Infância de Angola, Rute Madalena Mixinge, visitou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em busca de uma troca de experiências nesta área.



Durante a visita, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gazzola, destacou que as políticas para as crianças e para os adolescentes são uma das prioridades do Governo de Minas e que o intercâmbio entre países irmãos, como o Brasil e Angola, é de grande importância para o desenvolvimento destas políticas. “Trabalhar para erradicar o trabalho infantil, melhorar a educação, a saúde, tem sido uma das nossas prioridades. Nossas políticas mostram que os patamares dos direitos das crianças estão se consolidando, mas a cada dez passos que demos, faltam mil que ainda temos que caminhar”, destacou a secretária.



A ideia da visita surgiu a partir da parceria firmada entre o governo da Angola e a Organização Não Governamental Ministério Criança Feliz. A ONG, parceira da Sedese durante muitos anos, vai atuar em Angola para ajudar a resgatar a dignidade das crianças de rua daquele país. Também estiveram presentes na reunião, o secretário-adjunto da Sedese, Juliano Fisicaro Borges, o coordenador Especial de Políticas Pró-Criança e Adolescente da Sedese, Ivan Ferreira, e os representantes da ONG Ministério Criança Feliz, Rosenvaldo Santos e Amauri Pimentel Pinheiro da Silva.



Segundo Rute Mixinge, o que mais lhe chamou a atenção foi o respeito com as crianças e adolescentes mineiros. “É a primeira vez que visito Minas Gerais e gostei de ver a forma respeitosa como são tratadas as crianças que precisam de apoio do Estado. Em termos de aplicação de políticas, já demos grandes saltos em Angola, mas temos que aprender mais sobre a gestão, a formação do pessoal e combater a violência infantil”, enfatizou.



A diretora da Infância da Angola conheceu ações e serviços da Sedese como o Disque Direitos Humanos (0800 031 1119), que recebe ligações com denúncias de crimes contra crianças e adolescentes, a Casa de Direitos Humanos, que vai abrigar diversos órgãos de proteção destes direitos, a Campanha Proteja Nossas Crianças, entre outras ações da Coordenadoria Especial de Política Pró-Criança e Adolescente. Depois da visita à Sedese, Rute Mixinge foi à Assembleia Legislativa de Minas Gerais.



Ministério Criança Feliz



A ONG atua em Belo Horizonte desde 1993 e atende crianças e adolescentes com trajetória de vida nas ruas e em situação de risco por meio da reintegração familiar e comunitária com uma pedagogia voltada para o desenvolvimento cognitivo psicológico e intelectual.

SEGOVRodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº - Serra Verde – Belo Horizonte/MG Edifício Gerais – CEP.: 31630-901.Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog