sexta-feira, 19 de novembro de 2010

dia 19 de novembro na história politica e social

Em 19 de novembro de 1917 - Afonso Costa partiu para Paris de onde realizava-se uma Conferência Inter-aliada. Na sua ausência um grupo de militares chefiados por Sidônio Paes, destituiu o governo através de um golpe de 5/12/1917 - Lisboa.

Em 19 de novembro de 1807 - As tropas francesas passaram a fronteira portuguesa e entraram em Castelo Branco: os invasores lançaram-se pelas diferentes casas e roubaram de tudo, principalmente gêneros alimentícios.

Em 19 de novembro de 1709 - A cidade do Recife, separou oficialmente de Olinda, por força de uma Carta Regia.

Em 19 de novembro de 1863 - Government of the people, by the people, for de people que significa o Governo do povo, pelo povo e para o povo. Esta é uma definição de democracia dada por Abrahan Lincon no seu discurso de inauguração do Cemitério Nacional Militar de Gettysburg, neste dia em 1863

Em 19 de novembro 1949 - um incêndio criminoso destruiu o prédio do Tribunal Superior do Rio Grande do Sul atual Tribunal de Justiça, sendo que milhares de processos se perderam.

Em 19 de novembro de 1942 - O Comando do Exército Vermelho, lançou a Operação Uranus. A Força soviéticas atacantes consistiram de três exercitos completos de 18 divisões, 8 brigadas de tanques, duas brigadas anti-tanques. Isto levou a esmagar o exercito romeno, que pediu reforço a Alemanha, mas o mesmo não chegou a tempo.

Em 19 de novembro de 1941 - Desapareceu o navio HMAS Sydiney, considerada a maior tragédia dos australianos, na II Guerra Mundial. O navio voltava do Porto de Fremontle.

Em 19 de novembro de 1969 - Por ordem do Ministro da Aeoronáutica foi instaurado um inquerito contra Olney Alberto de São Paulo, acusado de atentar contra  a segurança Nacional com seu filme "Manhã Cinzenta"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog