terça-feira, 23 de novembro de 2010

Em Rondônia descobrem fosseis de 60 mil anos











A região que compreende a Usina Hidrelétrica Jirau passa por uma incessante busca, para fomentar o levantamento do patrimônio paleontológico na área de construção do empreendimento. As ações de Educação Patrimonial Paleontológica envolvem as comunidades de Jaci Paraná, Mutum Paraná, Abunã, Embaúba, Fortaleza do Abunã, PA São Francisco e Ramal 31 de Março. A área da poligonal do canteiro de obras, na região da Ilha do Padre, recebe atenção especial pelas características geológicas e fossilíferas.



Na segunda semana de novembro foi encontrado um tronco fóssil acerca de 20 metros de profundidade da superfície do solo, nas margens do Rio Madeira, próximo à Ilha do Padre. Segundo os paleontólogos Ruben Alexandre Boelter e Alcemar Rodrigues Marttelo, calcula-se que o artefato possa pertencer ao período quaternário, podendo chegar até 60 mil anos de existência.



São várias as hipóteses sobre o que pode ter ocorrido, e uma delas é que o tronco ao chegar à região foi coberto por sedimentos. A coloração escura do terreno argiloso que envolve a peça gera dados que irão contribuir com os estudos para revelar o tempo que ele está na região.



Os profissionais também já encontraram uma mandíbula que está em fase de identificação. Pela experiência da equipe de pesquisadores, o que foi encontrado pode ser de um Taiassu, um animal com as características do Porco do Mato, com dimensões maiores dos vistos hoje em dia.



O trabalho dos paleontólogos investiga e busca nos sítios fossilíferos os troncos fósseis (lenhas e galhos), impressão foliar e fóssil vertebrado. Os materiais encontrados são encaminhados para a Universidade Federal de Tocantins (folha, caule e raiz) e para a Universidade Federal de Santa Maria (animais). Após a datação e finalização dos estudos, todo o material encontrado é encaminhado para tombamento junto a Universidade Federal de Rondônia (Unir).









O Programa de Investigação e Salvamento Paleontológico iniciou suas atividades no mês de agosto de 2009 com a primeira fase de estudos preliminares. Desde maio deste ano a empresa Antrópica Consultoria, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) realiza o monitoramento, investigação e salvamento.



Ag. Rondonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog