sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Olá Brasil vai uma reflexão

Atento as notícias veiculadas no Rio de Janeiro, em que há uma operação de guerra urbana, pelo que pude assistir na televisão. Em que policiais armados combatem os traficantes.

A leitura que faço é que há um sistema político, chamado capitalismo e só há o tráfico porque a uma geração de valor econômico ilegal, mas que movimenta comércio e uma industria clandestina, ou subterrânea do próprio crime. Se não houvesse quem ganhasse já não existiria.

Por outro lado há consumidores do tráficos, a empregados e há viciados. Os traficantes deveriam receber o tratamento da lei penal, os empregados do tráficos deveriam estar empregados ou servindo em uma condição legal, mas que possibilitassem a sua sobrevivença, e quanto aos doentes (viciados) deveriam ser tratados.

As familias dos viciados deveriam receber proteção e condições para o tratamento, e se há alguma relação entre o Estado legal, e o Estado marginal, deveria ter um corte epstemológico neste contêxto.

Hipoteticamente o sistema é que possibilita isto tudo é o capitalismo. Quanto a ação policial, seria necessária uma policia investigativa, que descobrissem como as armas entram no tráfico?. Se provem de empresas clandestinas?. Se há empresas legais, que tipo de faturamento elas tem? Se há prestações destas pessoas em relação aos seus bens patrimoniais declarados em impostos ou não?. Ou se existe exportações provindas de outros países, ou seja a industria da clandestinidade, precisa ser desbaratada. findada.

Se a população tem todas essas respostas com transparência, tem o destino do estado nas mãos, é preciso uma ação coordenada, pra sobreviver. E daí a meta é o socialismo, a construção de um mundo solidário, do respeito, do compartilhamento social, em que a riqueza deve ser repartida e a pobresa pulverizada e inexistir, afinal esse é a 10a. Economia do mundo, e compartilhar todas as estruturas econômicas, científicas, culturais, educacionais, com certeza é um bem que precisa ser estabelecido como forma de governo.

Os que pensam o contrário respeito, mas o status que o sistema nos apresenta, com tiros e mortes e feridos por todos os lados é o pior exemplo de governo, pra quem defende essa estupidez.

Para o trabalhador somente o respeito e o sonho de viver plenamente feliz, comporta o ideal socialista.E a construção de uma democracia coletiva.







Manoel Messias Pereira
professor de história
tela da reflexão 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog