sábado, 25 de dezembro de 2010

As obras das escritoras ganham edição em francês

As escritóras
Merli Diniz, Loreni Gutierrez e Roseli Gallo Y Sanches
(foto-Tomaz Vita Netto)



















































› Literatura

São José do Rio Preto, 25 de Dezembro, 2010 -

Obras de escritoras locais ganham edição em francês







Daniela Fenti

















As autoras Merli Diniz, Loreni Gutierrez e Rosalie Gallo y Sanches integram antologia que será lançada no Salão do Livro em 2011

Depois de lançar a antologia “Show de Talentos em Prosa e Verso”, na Bienal do Livro de Rio Preto 2010, a Rede de Escritoras Brasileiras (Rebra) se prepara para sua primeira publicação internacional.

“Estamos começando pelo País que mais lê no mundo (França) e isso é muito significativo”, diz a presidente da entidade, Joyce Cavalccante.



Há textos de 64 escritoras nacionais, entre as quais as rio-pretenses Loreni Fernandes Gutierrez, com “A Um Sol Amigo e Tão Antigo” e “Alma Gêmea”; Rosalie Gallo y Sanches, com “Esse Tal Amor”; Vera Márcia Paráboli Milanesi, com “Bandeira Brasileira”; e Merli Maria Garcia Diniz, com “Recorrências”. A prosa de Merli não compôs a versão em português, porque na época ela não era associada à Rebra.



Das quatro, apenas Loreni nunca teve publicações em outros idiomas. As demais participaram de coletâneas do Prêmio Mundial de Poesia Nósside, da Itália. “É um orgulho divulgar nosso País lá fora com versos que valorizam nossas raízes”, destaca Vera. O material foi traduzido para o francês com o título “Show Talent Brésilien” e deve ser lançado no dia 19 de março do ano que vem, em Paris, durante o Salon du Livre (Salão do Livro). De acordo com Joyce, será montado um estande da Biblioteca Nacional, com o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), para a obra.



As negociações com a editora e os organizadores do evento partiram da escritora Diva Pavesi, que nasceu no Brasil e está radicada na França. Ela planeja pelo menos outros dois lançamentos na Europa, no mesmo período, mas os detalhes ainda não foram definidos. “A Diva é muito engajada com o movimento cultural nacional e deu um empurrãozinho para as coisas acontecerem. Será uma oportunidade de melhorar nosso currículo e chegar a leitores especializados”, conta Rosalie Gallo y Sanches.



Os 2 mil exemplares publicados também devem ser distribuídos entre as escritoras participantes e as principais bibliotecas europeias, além de alguns professores de literatura do Brasil e do exterior, tradutores, editores e jornalistas. Uma cota será comercializada pela rede internacional de livrarias da Fnac.



O projeto inédito marca o início da expansão pelo mundo. Joyce prevê que em 2011 o grupo faça um livro em italiano para celebrar o ano da Itália no Brasil. Também deve ser lançada uma antologia em 2013, na Feira do Livro de Frankfurt, considerada a maior feira de livros do mundo. Na ocasião, o País será o convidado de honra dos alemães pela segunda vez. Os acordos ainda não foram fechados.



Serviço:

Mais informações pelo site www.rebra.org.


Reportagem de Daniela Fendi
daniela.fendi@diarioweb,com.br












Diarioweb® Todos os direitos reservados // › Atendimento Design e desenvolvimento MagicSite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog