sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A Bahia tão dessemelhante

Salvador -BA
(Elevado Lacerda)

A Bahia tão dessemelhante

Esse é um título da publicação da revista Pesquisa da Fapesp, que numa matéria assinada por Josélia Aguiar, e que fala sobre  a tradiçãoda Bahia, e o preparo que a cidade de Salvador teve para receber os turistas.

Começa citando um grande mural estampado num dos luxuosos Hoteis baiano, e que tem a obra de Genaro Carvalho, que apresenta as festas regionais, em que retrata as mulheres vendendo acarajés, vestidas com roupas brancas e luxuosas, assim como a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim.
E isto é que é divulgado pelas agências de turismo.

Mas a tradição baiana faz parte de um trabalho publicado pela Universidade da Carolina do Norte, que é um trabalho de Anadelia A. Romo da Universidade do Texas, e esse trabalho começou ainda quando ela era aluna do professor João José Reis na Universidade de Princeton. Os seus estudos já duram mais de uma década em arquivos brasileiros, sendo que ela concluiu os eu PHD em História pela Universidade de Harvard e hoje é professora na área da América Latina no Texas.

Ela trata da contradição da cultura e da beleza dos postais com a contradição do cotidiano do povo baiano.Cita  a questão do mito da democracia racial, e cita também Florestan Fernandes , para quem o racismo esconde sob a aparência da mistura.

E outro ponto importante é que a cultura baiana, é influenciada enormemente pela africanidade, comem acarajés, dançam ao som do Olodum e da timbalada, vestem de brancos na sexta feira, ali na há grupos que preguem a superioridade racial branca como em outras partes do Brasil.

Este é umtrabalho que precisa ser apreciado com os olhos, entendidos com o cérebro, e ajuda na identidade cultural do país.Revista  de Pesquisa da Fapesp n.178 de dezembro de 2010.


Manoel Messias Pereira
professor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog