quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dia 22 de dezembro na história política e socialD


Em 22 de dezembro de 1988 - Foi assassinado o lider dos Seringueiros, Chico Mendes em Xapuri-Acre, filiado ao PT - Partido dos Trabalhadores, presidente do Sindicato dos Seringueiros.

Em 22 de dezembro de 1987 - Foi assinado um acordo de unidade no Zimbabwe, entre os dois partidos de libertação,a União Nacional Africana do Zimbabwe (ZANI) e a União Popular Africana do Zimbabwe(ZAPU), representadas por Joshua Nkomo e Roberto Mugabe.

Em 22 de dezembro de 1910 - desencadeou-se a a rebelião dos marinheiros, com o açoite a Marcelino Rodrigues. Quando os marinheiros brasileiros, na sua maioria negros começaram a protestar contra os açoites, castigos físicos provenientes do período de escravidão no Brasil. E a frente do grupo a bordo do encoraçado de Minas Gerais, o lider João Candido. Houve ataque à cidade e seis oficiais da marinha foram mortos. João Candido foi expulso da marinha. Porém hoje ganhou um monumento diante do Mar, e música como Mestre Sala dos Mares, de Aldir Blanc e João Bosco. E hoje é herói Nacional, graça o resgate histórico, pela luta pela restauração democrática e igualitária no Brasil.

Em 22 de dezembro de 1933 - Nasceu Abel Pacheco, ex-presidente da Costa Rica.

Em 22 de dezembro de 1988 - Fundação do Senac Turismo e Hotelaria de São Paulo, instituição de ensino superior de iniciativa privada, conhecida internacionalmente.

Em 22 de dezembro de 1822 - D. Pedro I, foi aclamado Imperador do Brasil, ele que havia em 7 de setembro proclamado a Independência. Mas o Brasil teve a continuidade do regime de escravidão, manteve a distribuição desigual de renda e manteve as mesmas elites no poder, e quem governava continuou a governar. Foi uma "independência " sem ruptura, e não houve povo pra contestar.E só fêz a pedido do rei de Portugal D. João, e toda a documentaçao foi elaborada, por D. Leopoldina, sua esposa.

Em 22 de dezembro de 1895 - Lênin foi preso em S.Petersburgo por participar da organização da União pela classe operária.

Em 22 de dezembro de 1993 - A África do Sul aprova a constituição igualitária, acabando com o Apartheid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog