sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Fatos e notas literárias e artísticas

Leandra Leal e o Cordão da Bola Preta

Em 31 de dezembro de 1918 - Surgiu na mesa de um bar no Rio de Janeiro, o bloco Cordão da Bola Preta fundada pelo carnavalesco Kaverinha.
O nome foi dado pois passava uma mulher de saia justa, com bolas pretas, e todo mundo olhou e diz já sabemos, qual é o nome do Bloco.
Hoje o famoso bloco o Cordão da Bola preta, tem a cantora Maria Rita como madrinha e a atriz Leandra Amaral como porta estandarte.


Em 31 de dezembro de 1905 - Nasceu o palhaço Arrelia, ou melhor Sr.Waldemar Seyssel no Paraná na cidade de Jaguariaiva.Seu pai também era de circo o palhaço Pinga-Pulha e excursionavam pelo Cirquinho Charles Brothers. Foi também maçom e morreu aos 99 anos em 23/05/2005.

Em 31 de dezembro de 1948 - Nasceu a cantora norte americana Donna Sumer na cidade de Boston

Em 31 de dezembro de 1947 - Nasceu a cantora Rita Lee, em São Paulo, considerada a Rainha do Rock brasileiro.

Em 31 de dezembro de 1832 - Nasceu Luis José Junqueira Freire, em Salvador-BA, filho de José Vicente de Sá Freire e de dona Felicidade Augusta Junqueira, teve desde infância problema cardíaco.
Por pressão dos familiares ingressou na Ordem dos Beneditinos dois anos mais tarde em 1851. Na clausura do Mosteiro de São Bento de Salvador, Freire não manifestava qualquer vocação para a vida religiosa. Foi um período de conflito interior, revoltas e arrependimentos. Passou a escrever poemas. Em 1853 pediu a secularização o que permitiu libertar-se das disciplinas monástica embora permanecesse sacerdote por força do voto perpétuo.

Passou a escrever poemas e lançou um livro "Inspiração do Claustro"obra impressa pouco antes de sua morte ocorrida em 24 de junho de 1855 aos 23 anos.
A sua obra é marcada pela passagem pelo mosteiro e forneceu os temas mais frequentes dos seus versos, romaânticos e vunerável a penumbra do segundo período da geração romântica do Brasil. Temos a repressão aguçava o pecado entre a oração e a heresia, numa revolta contra as regras, contra o mundo e contra si mesmo e consequentemente na obsessão da morte.

Em 31 de dezembro de 1931 - Fundou-se o Gremio recreativo Unidos da Tijuca no Rio de Janeiro,na fusão dos blocos das comunidades, Formiga, Ilha dos Velhacos,Comunidade da Casa Branca e demais membros do Morre do Borel. Entre os seus fundadores Lenandro Chagas, João de Almeida, Pacífico Vasconcelos, Tatão, Alfredo Gomes, Marina Silva, Zenaida Oliveira e Regina Vasconcelos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog